
Na passada quinta-feira, 20 de fevereiro, Dia da Festa Litúrgica dos Pastorinhos, a Igreja Paroquial de Mangualde recebeu a Eucaristia dedicada aos jovens da Missão País, que durante uma semana estiveram pela segunda vez nesta paróquia.“O primeiro ano é para conhecer, o segundo para dar estabilidade e o próximo ano será para deixarem uma grande sementeira”, realçou o Bispo de Viseu, que presidiu à Eucaristia.
Durante a homilia, D. António Luciano felicitou a presença dos cerca de 60 jovens estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, que abraçaram “uma missão de esperança e de luz”, apelando a que a sua missão também seja feita à semelhança de “São Francisco e Jacinta Marto”.
Referindo-se ao exemplo dos três Pastorinhos, o Bispo destacou a importância de todos fazerem “um caminho com muita humildade e simplicidade”, porque assim “Deus ajudará”.
Aos jovens da Missão País, pediu para se questionarem ao longo do seu percurso: “Senhor, que quereis de mim? Que quereis que eu faça?”, apelando a que levassem de Mangualde “muita força, muita esperança e muita confiança”.
“Que este sonho da Missão País chegue a muitos lugares e que nos inquiete para sabermos responder como os Pastorinhos àquilo que Deus e Nossa Senhora nos pedem. Que a Missão País produza muitos frutos através de vós e na comunidade que vos acolhe”, reforçou.
Também o Pároco de Mangualde, Paulo Domingues, deixou um agradecimento a todos os jovens pela sua entrega ao longo da semana em que estiveram em missão.
No final da Eucaristia, os jovens foram acolhidos por diversas famílias para o jantar.
A ‘Missão País’ nasceu em 2003, fruto de uma dupla vontade de três estudantes universitários da Universidade Nova de Lisboa, que tinham como objetivo entregar parte do seu tempo à missão e ter na faculdade algo que os aproximasse de Deus.
Este é um projeto católico de universitários para levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal, através do testemunho da fé, do serviço e da caridade.