A Pastoral do Ensino Superior (PES), da Diocese de Viseu, promove uma palestra sobre a “Tecnologia por trás do mega evento”, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizou em Lisboa, no ano de 2023.
Esta iniciativa vai ter lugar no dia 20 de março, no auditório da Universidade Católica Portuguesa em Viseu, às 21h00, e terá como orador Samuel Faria, responsável pela Tecnologia da Informação (IT) da JMJ, tendo desempenhado um papel fundamental no planeamento, implementação e manutenção das infraestruturas tecnológicas e sistemas digitais do evento. Recorde-se que a cidade de Lisboa recebeu 1 milhão e 500 mil pessoas, tendo-se revelado um momento significativo para o nosso país do ponto de vista religioso, económico e reputacional.
O Frei José Carlos, responsável pela PES, explica que este encontro serve, acima de tudo, para recordar a JMJ. “Queremos que se continue a falar do que ela simbolizou, do que ficou em cada um dos participantes e os frutos que de lá resultaram. Este é um pequeno passo para recordar esse magnífico evento, que deixou um legado muito grande e muitas inquietações nos jovens, que continuam a desafiar a Igreja para que possam ser parte integrante e protagonistas dela”, destacou.
Em simultâneo, será também recordado o mérito organizativo que foi reconhecido a nível internacional. “Este encontro pretende também que voltemos a olhar para o que foi a JMJ e o que esteve por detrás da organização que conseguiu ter o sucesso que teve”, acrescenta.
A sessão terá ainda uma vertente mais cultural, com um momento musical que fará parte do programa.
O convite é aberto a toda a comunidade, em especial aos que participaram na JMJ, em 2023, e também aos que pretendem participar nas próximas jornadas.