
A Igreja de Canas de Santa Maria, no concelho de Tondela, acolheu a celebração dos 50 anos da Legião de Maria nesta paróquia, com Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.
A celebração, que aconteceu no passado sábado, dia 29 de março, homenageou o percurso do movimento, os que o integram atualmente, mas também os legionários já falecidos.
Durante a homilia, o Bispo felicitou os membros do movimento, que mantêm viva a sua génese na paróquia, “sendo um motivo de festa e de ação de graças”.
“Neste Ano Jubilar da Esperança, devemos dar graças a Deus por nos chamar a evangelizar à maneira de Maria, como Maria e em Maria, Rainha e mãe dos Legionários”, enalteceu, referindo-se à Legião como “uma missão de serviço eclesial importante, iluminada pelo sim de Maria e pela sua caridade para cuidar dos pobres, dos doentes e das famílias”.
“A espiritualidade da Legião de Maria e o seu apostolado acontece numa vocação de serviço aos irmãos através de visitas, escuta das dificuldades dos irmãos, oração, silêncio e discernimento sobre a melhor maneira de ajudar e socorrer as pessoas mais necessitadas de uma paróquia”, realçou o Bispo durante a homilia.
A Legião de Maria, um movimento de ação pastoral ao serviço da Igreja, que se intitula como “um exército de amor”, realçou, na celebração, o trabalho que desenvolve na comunidade. “Temos desempenhado um papel muito relevante no que se refere a visitas aos doentes, em hospitais, em casa, nos cuidados continuados e paliativos, no acompanhamento de pessoas solitárias e no apoio às famílias enlutadas. Também presidimos à recitação do terço, em todos os velórios na paróquia, ajudamos os doentes a se deslocarem às consultas, visitamos os idosos em lares e centros de dia, felicitamos os casais pela celebração das bodas matrimoniais de 25, 50 e 60 anos e fazemos o acolhimento e apoio às famílias em visitas domiciliárias, estabelecendo com elas uma relação de proximidade”, enumeraram.
O trabalho é feito em grupos de dois, que são enviados na missão de dar apoio humano e espiritual. Os seus membros ativos reúnem-se semanalmente e realizam atividades pastorais, praticando o apostolado direto, através do contacto pessoal porta a porta.
O movimento, que tem como missão “levar Jesus ao mundo inteiro através do testemunho de fé”, agradeceu a presença do Bispo, bem como a do Padre João Dinis, fundador do Praesidium Nossa Senhora da Saúde, em Canas de Santa Maria, do Padre António Flor, diretor espiritual da Cúria, e dos diretores espirituais Padre João Pedro e Diácono Felisberto Marques.
O Praesidium Nossa Senhora da Saúde é composto por 17 membros ativos, 149 membros auxiliares, seis adjutores e dois assistentes espirituais.
A Legião de Maria é um movimento Mariano de evangelização, de espiritualidade e serviço aos pobres, doentes e famílias necessitadas, fundado na Irlanda em 1921 por Frank Duff, e que ainda hoje tem um grande florescimento em vários contextos católicos.