
O Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) Viseu promoveu um retiro quaresmal, orientado pela irmã Lucília Gaspar, das Servas de Nossa Senhora de Fátima, no passado sábado, dia 29 de março.
Aberto a todo o povo de Deus, realizou-se no Seminário das Missões, em Viseu, com o tema “A oração do Pai Nosso”, e contou com a presença de 25 consagrados e leigos.
O retiro ficou marcado por momentos de oração, reflexão e escuta, de partilha individual e em grupo, a partir da Palavra de Deus. “Foi para todos os participantes, um tempo de paragem, de encontro pessoal e de encontro com Deus e com os outros, na comunhão fraterna. Foi, certamente, uma bela oportunidade de encontro com a Palavra de Deus, a partir da oração que Jesus ensinou aos seus discípulos e que hoje é a oração de todos os cristãos. Esperamos que tenha contribuído para cada participante se renovar pela Palavra da Vida, lavar-se interiormente pela água da Misericórdia divina e de reavivar a consciência de que Deus é Pai e nos convida a uma maior intimidade com a sua Palavra e a Sua Pessoa, em Jesus Cristo, seu filho”, realçou o Padre Vítor Portugal, presidente da CIRP Viseu.
O sacerdote explicou, ainda, que este ano a preparação para a Páscoa reveste-se de um tempo duplamente favorável. “Por um lado, temos a Quaresma, como tempo de conversão e de renovação interior, pela aproximação e meditação mais intensa da Palavra de Deus, pela prática da Penitência que nos redime dos nossos pecados e pela partilha do que é essencial com os mais carenciados de tudo. Por outro lado, estamos a viver a celebração do Ano Santo Jubilar como oportunidade para o grande perdão”, evidenciou.