Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Rezemos todos juntos pela eleição do novo Papa.

A eleição do novo Papa, como Bispo de Roma e Pastor da Igreja universal, vai decorrer no próximo Consistório, com início na próxima quarta feira, dia 7 de maio de 2025, durante a tarde.

Depois de a Igreja celebrar o novenário de sufrágios por alma do Papa Francisco, sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, os eminentíssimos cardeais, após vários encontros de reflexão, oração e diálogo, entram na Capela Sistina, cumprindo as regras do sigilo imposto, que devem observar para a eleição do Romano Pontífice.

Só depois de eleito, com o sinal dado pela saída do fumo branco da Capela Sistina, se cumpre o ritual na varanda da Basílica de São Pedro, anunciado pelo Cardeal encarregado: “Habemus Papam”.

O cardeal francês Dominique Mamberti, protodiácono da Igreja Católica, vai ser o responsável por anunciar solenemente o nome do novo Papa e a sua proveniência.

Vamos aguardar o novo sucessor de São Pedro, e rezar pelo seu ministério, para que possa cumprir a missão do Bom Pastor na sua Igreja, em caminho sinodal de fé, de esperança e de caridade, de modo a animar a diversidade de vocações na Igreja.

Esperamos que seja um Papa presente, próximo do seu rebanho e atento à Igreja universal, mas também aos flagelos da humanidade. Como foi relatado pela comunicação social do Vaticano, fazendo referência à 10.ª Congregação Geral, antes do Conclave. Os senhores Cardeais votam em alguém que seja um dom de Deus, oferecido à Igreja, “um Pastor próximo da vida concreta das pessoas e atento à humanidade desorientada e marcada pela crise de ordem mundial”.

Até ao próximo domingo, dia 11 deste mês, estamos a viver a Semana de Oração pelas Vocações na Igreja e, este ano, de modo especial, pedimos ao Espírito Santo o dom e a escolha de um novo Papa. Chamados a ser Esperança, todos nós devemos preocupar-nos com o nosso projeto de vida, segundo o Espírito do Evangelho.

De 11 a 18 de maio, celebramos a Semana da Vida. Representa um tempo favorável que nos convida a refletir sobre o dom precioso da existência humana, desde a conceção até ao seu fim natural.

É um convite à valorização da vida, em todas as suas fases, ao cuidado com o próximo, à promoção da dignidade humana e à construção de uma cultura de vida, de paz, de respeito e de solidariedade.

Na Diocese de Viseu devemos preparar-nos espiritualmente para viver o aniversário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, a 13 de maio, cumprindo os seus pedidos: rezar o terço todos os dias pela paz e pela conversão dos pecadores; empreender um caminho de conversão e de mudança de vida; e promover a renovação da vida cristã nas comunidades, com o compromisso de sermos discípulos missionários, acolhendo os peregrinos a pé que passam por este território.

Deixo, ainda, uma palavra de gratidão a todos os batizados que estiveram presentes na Catedral, na ordenação sacerdotal do padre Eduardo Abrantes, que foi acolhido no presbitério, no passado domingo, Dia da Mãe.

Espero que seja o retomar do caminho de valorização da vocação sacerdotal e de outras, na nossa Diocese, que tanto necessita de bons pastores para guiar as suas ovelhas e que sejam líderes com espírito missionário, com um perfil de servir de ponte e de guia, provendo a comunhão com todos.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Igreja, Papa

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: