O Santuário de Fátima é na Igreja Católica um lugar privilegiado de oração, para os fiéis, que ali chegam vindos dos mais diversos lugares do mundo.
Nas peregrinações são muitos os fiéis que, com um coração cheio de esperança, acolhem a Mensagem da Senhora mais brilhante que o Sol trouxe à humanidade, revestida da Luz Pascal.
Maria, Mensageira da paz e da esperança, comunicou aos Pastorinhos a vida de Deus, chamando-os a um caminho de santidade, através da oração diária do terço pela paz e conversão dos pecadores.
A Mensagem de Fátima contém, na sua essência, o apelo do Evangelho à conversão, à penitência e mudança de vida, (cf. Mc 1,3) por isso se torna atual e urgente viver este programa de vida espiritual.
Os últimos Papas, São Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI, foram peregrinos no Santuário de Fátima e com a sua presença chamaram muitos cristãos a ser devotos de Maria e membros mais ativos na vida da Igreja.
A partida para a casa do Pai do Papa Francisco, na segunda-feira da oitava da Páscoa, deixou bem impresso na nossa vida a sua devoção a Nossa Senhora e as suas peregrinações ao Santuário de Fátima. A primeira vez foi há oito anos para canonizar São Francisco e Santa Jacinta Marto. Voltou depois, no dia 4 de agosto de 2023, aquando da celebração da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, onde nos lembrou de novo que temos Mãe e disse: “que a Igreja deve ser como a Capela das Aparições, sem portas, aberta a todos, todos, todos.”
Este ano estamos a viver o Ano Jubilar de Esperança e nesta peregrinação queremos rezar pela Igreja e pela humanidade.
A recente eleição do Papa Leão XIV, no último Conclave e a sua apresentação ao mundo na passada tarde de quinta-feira, na varanda da Basílica de São Pedro, em Roma, com a sua primeira saudação aos cristãos dando-nos a paz de Cristo Ressuscitado, dizendo: “A paz esteja convosco!”, mostrou à humanidade um sinal de esperança, apelando à construção da paz, como um dom universal para todos.
Ao assumir o nome de Leão XIV mostra que aceita um legado do Papa Francisco, que deve ser vivido com espírito de “coragem, autoridade e reforma”.
Numa recente entrevista, o Cardeal Dom António Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, elogiou a devoção do novo pontífice a Nossa Senhora, evidenciada pela recitação da Ave-Maria na saudação da varanda na Basílica de São Pedro, tendo-o convidado a visitar o Santuário.
Ao olharmos com esperança para o novo pontificado confiamos no Pastor concedido por Deus à sua Igreja. “O Papa Leão XIV espera ajudar a Igreja a trazer luz à escuridão em que está mergulhado o mundo”.
As guerras e conflitos que afetam hoje o nosso mundo, fazem-nos pensar e rezar nestes dias, em comunhão com os milhares de peregrinos que vieram de todo o mundo para celebrar o aniversário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, aos Pastorinhos. Uma “paz desarmada e desarmante”, como referiu o eleito Papa Leão XIV na sua primeira mensagem aos cristãos e ao mundo.
Estamos a viver o mês de maio dedicado a Nossa Senhora e em todos os lugares e comunidades, intensifica-se a oração diária do terço, as procissões e as festas em Sua honra.
A mensagem de Fátima faz-nos um convite, pedido por Nossa Senhora aos Pastorinhos: “Rezai e rezai muito! Rezai o terço todos os dias para alcançar a paz”.
Que este mês mariano seja um tempo de oração e penitência pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores, rezando pelas intenções do Santo Padre, o Papa Leão XIV.
A sua primeira saída do Vaticano foi para ir rezar ao Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Genazzano, dedicado à Mãe do Bom Conselho, uma comunidade nos arredores de Roma, numa Igreja entregue ao cuidado dos padres Agostinhos.
Nessa mesma tarde foi também à Basílica de Santa Maria Maior em Roma, rezar ao túmulo do Papa Francisco e diante do célebre ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”.
Este gesto tocou profundamente os católicos e mostra também o amor que Santa Jacinta tinha pelo Santo Padre, “o bispo vestido de branco”.
A mensagem de Fátima está, assim, intimamente ligada ao ministério petrino. Continuemos a rezar pelo Papa Leão XIV, que no próximo domingo, dia 18 de maio, inicia solenemente o seu Pontificado celebrando a Eucaristia na Praça de São Pedro.
Que Nossa Senhora de Fátima o cubra de bênçãos e graças e que com o seu manto de luz o proteja e lhe conceda um pontificado fecundo marcado pela esperança do novo céu e da nova terra.
Vivamos com alegria e compromisso orante os acontecimentos da Igreja e do mundo.
António Luciano, Bispo de Viseu