Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e o Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC) vão reunir-se no próximo sábado, 12 de julho, em Vouzela. É um encontro que marca o encerramento do ano letivo e que contará também com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano.
São esperados cerca de 30 docentes dos vários arciprestados da Diocese, que se vão reunir pela manhã no Instituto Marista. Segue-se uma visita à vila de Vouzela e a Campia, que culmina com um almoço convívio na Quinta da Capela.
Segundo o professor de EMRC e responsável do SDEC, Abel Dias, este encontro é uma oportunidade de convívio e partilha entre todos, onde será feito o balanço do ano letivo, que, na perspetiva do Secretariado, é muito positivo. “Foi um ano muito bom, com muitas atividades que foram importantes e concluídas com sucesso. Tivemos também alguns desafios, mas, acima de tudo, existiram oportunidades de crescimento e de consolidação para a disciplina na nossa Diocese”, refere.
O próximo ano letivo traz algumas novidades, que foram divulgadas no passado fim de semana, em Fátima, num encontro que reuniu os vários Secretariados Diocesanos. Dos pontos abordados, destacam-se a apresentação dos novos recursos e manuais de EMRC, a integração da disciplina na plataforma educativa digital Escola Virtual e foi aprofundada a falta de professores.
“Os novos manuais e a presença da disciplina na plataforma Escola Virtual, da Porto Editora, são novidades e, ao mesmo tempo, desafios que pretendem ajudar a disciplina a crescer”, realça Abel Dias.
Um crescimento que o docente diz existir na Diocese de Viseu. “Estamos contentes com o trabalho realizado até aqui, mas achamos que ainda podemos crescer muito mais”, acrescenta.
Também o Bispo de Viseu, D. António Luciano, tem apelado à importância das crianças, dos adolescentes e dos jovens frequentarem a catequese e as aulas de EMRC, “dois itinerários de formação cristã que se complementam”.
“A inscrição na disciplina de EMRC é uma ferramenta importante para complementar a formação humana, cívica e cristã. É importante para aprofundar a fé e adquirir conhecimentos sobre a história, a vida, a Igreja, a sociedade e o valor da pessoa de Jesus na construção e formação da personalidade humana”, salienta.
O Bispo reforça ainda que, além desta disciplina, as crianças e os adolescentes devem também, desde cedo, frequentar a catequese. “O percurso deve ser trilhado junto, em caminho sinodal, com a participação da sociedade, família, paróquias e escolas, a favor das novas gerações, para que a missão evangelizadora lhes ofereça uma formação integral sadia. Os bons frutos serão sempre visíveis na construção de uma Igreja renovada e de um mundo novo, mais humano, justo, fraterno e solidário com toda a humanidade, desafiada a construir pontes”, realça D. António Luciano.
Recorde-se que as inscrições para a catequese ainda estão a decorrer, dependendo da paróquia, e as matrículas de EMRC estão abertas até ao dia 11 de julho, do 2.º ao 5.º ano, e de 15 a 22 também deste mês, do 10.º ao 12.º ano.
Foto corresponde ao encontro de 2024.