As comunidades paroquiais de Oliveira de Frades, Tondela e Aguiar da Beira viveram dias de festa com a celebração da Eucaristia e administração do Sacramento do Crisma, pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, no passado fim de semana.
No sábado, 19 de julho, 53 crismandos receberam a unção do Santo Crisma na Igreja Paroquial de Oliveira de Frades, a maioria vindos desta paróquia, e também de Ribeiradio, Arcozelo das Maias, Pinheiro de Lafões, Souto de Lafões e São Vicente de Lafões.
No domingo, 73 crismandos, jovens a adultos, das Paróquias de Tondela, Molelos, Canas de Santa Maria, Lobão da Beira, Tonda, Dardavaz, São Miguel do Outeiro, Parada de Gonta, Lajeosa do Dão, Nagozela e Tourigo receberam o mesmo Sacramento na Igreja Matriz de Tondela.
Também neste dia, na Igreja Paroquial de Aguiar da Beira, foram crismados 42 jovens, naturais desta paróquia, de Queiriz e Gradiz.
Nas celebrações, os crismandos foram confirmados na fé e fortalecidos com os dons do Espírito Santo: a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus.
Estes dias foram “vividos com o coração em festa, neste Ano Jubilar da Esperança” tendo juntado as comunidades paroquiais para “celebrar o amor de Deus derramado nos nossos corações”.
A partir da Palavra de Deus, nas homilias, o Bispo pediu aos jovens que sejam protagonistas “do amor, da paz, da justiça e da esperança na Igreja, na família, na escola e no mundo”.
Nas comunidades paroquiais incentivou os jovens a estarem disponíveis para servir o Senhor na vida sacerdotal ou religiosa e que não fiquem indiferentes ao mundo em que vivemos “marcado pela indiferença, ódio, violência, injustiça, guerras, criminalidade e destruição”.
D. António Luciano deu ainda a conhecer aos crismandos o livro dedicado a ‘Carlo Acutis – Uma alma de fogo’. “Convido-vos a ler este livro e a ser como ele, originais, e não a viverem como cópias. Sejam almas de fogo cheias do Espírito Santo e também evangelizadores de outros jovens, através da internet e das redes sociais”, apelou.
Terminou as celebrações agradecendo aos crismandos, pais, catequistas, párocos, padrinhos e familiares o modo como foi acolhido nas várias paróquias, realçando que “todos têm um papel importante na renovação das comunidades cristãs”.
