Com Maria, somos caminhantes na Esperança. A Diocese de Viseu viveu a sua Peregrinação, de 27 a 30 de julho, ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França.
Juntos na peregrinação em Lourdes, unidos a Maria, Mãe de Jesus e a Santa Bernadette, os cristãos provenientes de todos os Arciprestados da Diocese de Viseu, caminharam, viveram, celebraram, rezaram, cantaram e testemunharam uma experiência única de fé e de oração, conduzidos ao mistério insondável da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
“Ao fazermos, durante estes dias, a nossa Peregrinação Diocesana a este Santuário Mariano, no contexto da vivência do Ano Santo Jubilar de Esperança, quero convosco abrir o coração à mensagem revelada pela Mãe do Céu para, em tudo, ‘fazermos o que Jesus nos disser’, como nos pediu Maria, nas bodas de casamento em Caná da Galileia” (referi na mensagem aos peregrinos a Lourdes).
Em Lourdes rezámos, celebrámos e louvámos o Senhor em “comunhão, participação e missão” com todos os cristãos da nossa Diocese, com sacerdotes, diáconos, religiosos (as), consagrados (as), seminaristas, pré-seminaristas e leigos empenhados na pastoral e nas famílias, pelas crianças, jovens, casais, avós, idosos e doentes das nossas comunidades.
Pedimos o dom da renovação da nossa Diocese, em caminho sinodal, de conversão pessoal e renovação pastoral, para que nos empenhemos todos a pôr em prática, em cada paróquia, comunidade e estruturas da Diocese, as conclusões do Documento Final da “XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos: Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão”, publicado em outubro de 2024 pelo Papa Francisco.
Rezámos pelos bons frutos do Jubileu dos jovens em Roma e pedimos pelos cerca de trezentos que representam a Diocese de Viseu, para que vivam com alegria e esperança esta peregrinação como experiência de fé, para trazerem para a Diocese e para as suas paróquias uma mensagem de alegria, de sonho e de esperança.
Agradecemos a Nossa Senhora o dom das ordenações diaconais do Alexandre e do Eduardo e a consequente ordenação sacerdotal do padre Eduardo Abrantes, após oito anos sem ordenações sacerdotais.
Juntos, pedimos ainda pelo diácono Alexandre a caminho da ordenação sacerdotal, pelos acólitos Tiago e Francisco, que vão iniciar o estágio pastoral e pelos nossos três seminaristas, que frequentam o Seminário Interdiocesano de São José, para que sejam perseverantes e instrumentos de novas vocações sacerdotais, diaconais, de consagração e laicais para o serviço da Igreja.
Como fizemos no Santuário de Lourdes, peço que consagremos a Deus a nossa vida, a nossa Diocese, as nossas famílias, as nossas paróquias, comunidades, crianças, adolescentes, jovens, casais, adultos, avós, idosos, migrantes e doentes, inspirando-nos no exemplo de São José, São Teotónio, Santa Bernadette e da Beata Rita Amada de Jesus.
No Santuário de Lourdes, eu rezei por todos vós e implorei de Deus a bênção para todos os batizados e pessoas de boa vontade que vivem na Diocese de Viseu.
António Luciano, Bispo de Viseu
(Artigo publicado na edição 31.07.2025 do Jornal da Beira)