Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O dia de ontem, 27 de agosto, abriu oficialmente as comemorações dos 25 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Oliveira de Frades. Os jovens foram os grandes protagonistas deste dia, que ficou marcado pela partilha das vivências no Jubileu da Juventude, em Roma.

Da parte da manhã, os cerca de 20 jovens do concelho de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e alguns da Comunidade Emanuel, divididos em grupos, fizeram um peddy-paper entre Vouzela e Oliveira de Frades, onde testaram a sua cultura geral, e, da parte da tarde, os jovens que participaram no Jubileu da Juventude, em Roma, partilharam a sua experiência com os restantes.

“Fomos como escuteiros, mas voltámos como peregrinos guiados pela fé e pela esperança”, foi uma das frases que se ouviu dos participantes, que contaram as experiências vividas, tanto nos momentos de celebração, como a conhecer a cidade de Roma.

Beatriz Santos, 16 anos, natural de Oliveira de Frades, diz ter absorvido a experiência do Jubileu no seu todo. “Foi tudo marcante, desde as pessoas, a participação na vigília, a fé que lá construímos, tudo foi inesquecível. Posso não conseguir voltar a ter uma experiência assim, mas terei sempre na memória os momentos lá vividos. Foi uma experiência única, que nos mostrou o caminho a seguir”, assegurou.

À noite participaram na oração de Taizé, em conjunto com o recém-ordenado Padre Eduardo Abrantes, que também acompanhou os jovens ao longo do dia.

As atividades foram coordenadas pelo Padre Fernando Santos, da Comunidade Emanuel, natural do concelho de Oliveira de Frades e a exercer o seu ministério em Lisboa. O sacerdote realçou a importância de juntar a celebração dos dois Jubileus, os 25 anos da Igreja e o Jubileu em Roma, que aconteceu de 28 de julho a 3 de agosto, com as partilhas feitas pelos jovens, também em resposta ao apelo do Papa Leão que pediu a todos que levassem consigo o “seu entusiasmo e o testemunho da fé” ao retornarem aos países de origem. “Aproveitando a celebração dos 25 anos da igreja, achei que era uma altura excelente para partilharmos com os jovens que não puderam estar em Roma na vivência do Jubileu”, contextualizou o sacerdote, acrescentando que “são os jovens que tornam sempre a Igreja jovem”.

As atividades comemorativas do Jubileu dos 25 anos decorrem até ao próximo domingo em Oliveira de Frades. Hoje, até às 19h00, haverá exposição ao Santíssimo Sacramento e, entre as 15h30 e as 18h30, será feita uma reflexão pelo Apostolado da Oração, que abrange os novos caminhos a percorrer, orientada pelo Secretariado Diocesano.

Amanhã, às 21h00, o Cardeal D. António Marto, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, dará orientações para uma Igreja aberta e em diálogo, com o apoio do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.

No sábado, será realizada uma sessão de reflexão sobre os desafios para a formação cristã, às 16h00, destinada a pais e catequistas de toda a Diocese de Viseu. A sessão será orientada pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, com o apoio do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC). Pelas 19h00, D. António Moiteiro vai presidir à missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O encerramento das celebrações estará a cargo do Bispo de Viseu, D. António Luciano, que no domingo, dia 31, vai presidir, a partir das 10h00, à procissão desde a Igreja de São Pelágio até à Igreja Matriz. Às 11h00, presidirá à celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial.

CategoryDiocese, Igreja, Papa

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: