Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Mangualde voltou a receber a tradicional festa em honra de Nossa Senhora do Castelo, durante três dias, numa organização da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

O evento teve como ponto alto a Procissão e Eucaristia, a 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, na Ermida, dedicada ao culto mariano, há vários séculos.

A manhã começou com a Procissão de Nossa Senhora do Castelo, saindo do Largo da Igreja da Misericórdia com a participação da Banda Filarmónica de Lobelhe do Mato, dos escuteiros, da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários, da ex-combatentes e irmandades. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.

Numa altura em que o mundo vive atormentado com guerras e violência, D. António Luciano deixou o desafio aos fiéis presentes para seguirem o exemplo de Jesus e de Maria e “viverem unidos a Eles, na oração, na escuta da palavra, nos sacramentos e na caridade”.

O Bispo apresentou como exemplos  os dois jovens recentemente canonizados São Paulo Frassati e São Carlo Acutis como “padroeiros dos jovens”, e sublinhou que celebrar Maria é confiar na vida. “Celebrar o nascimento de Maria é reconhecer que Deus preparou desde o princípio, o caminho da Salvação. Nascida por desígnio divino, Maria é a aurora do redentor. A sua vida aponta para Cristo. Nele, a sua existência ganha sentido como Mãe do Salvador. Confiemos hoje de novo a nossa vida a Nossa Senhora do Castelo e por Ela imploremos de Jesus a Misericórdia, cantando hinos de louvor e de ação de graças a Deus”.

A Igreja de Nossa Senhora do Castelo está construída no topo de um monte com o mesmo nome, que é hoje um cartaz de visita da cidade de Mangualde e da região.

O Santuário dispõe de um escadório de granito com 169 degraus decorado por pináculos com vários patamares e quatro capelas implantadas no mesmo, narrando os principais passos da vida de Maria, e a Casa do Ermitão. Desde 13 maio de 2013 que o Santuário está classificado como Monumento de Interesse Público.

A festa anual, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia, inclui um vasto programa, composto por iniciativa de âmbito religioso, cultural e recreativo. Destaque ainda para Procissão das Velas, na noite de 7 de setembro.

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: