O Padre Eurico Sousa, diretor diocesano do Apostolado da Oração, participou no Encontro Anual de Diretores Diocesanos do Apostolado da Oração/Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP), que se realizou ontem, dia 8 de outubro, em Fátima.
Segundo o sacerdote, “este encontro foi uma oportunidade privilegiada de crescimento espiritual e pastoral, que aprofundou a consciência da missão e reforçou o compromisso de cada um com o serviço evangelizador e o dinamismo, com as luzes e as sombras, dificuldades e desafios do Apostolado de Oração e da Rede Mundial do Papa para a Igreja de hoje, a nível mundial, diocesano e local”.
Além da Diocese de Viseu, estiveram presentes diretores e delegados das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Vila Real, Lamego, Guarda, Porto, Aveiro, Leiria-Fátima, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre-Castelo Branco, Évora e Angra do Heroísmo.
A manhã foi dedicada à partilha de experiências e boas práticas pastorais desenvolvidas nas diferentes dioceses, permitindo um diálogo enriquecedor sobre os desafios e as oportunidades do Apostolado da Oração no contexto atual, orientado pelo Padre Paulo Duarte, sacerdote jesuíta.
Durante a tarde, o diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Padre António Sant’Ana, também jesuíta, apresentou as funções e a missão dos diretores diocesanos, à luz dos novos estatutos da RMOP, reforçando o papel destes responsáveis na dinamização da oração e da espiritualidade do Coração de Jesus nas comunidades cristãs.