Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O retiro anual do clero da Diocese de Viseu terminou hoje, ao final da manhã, no Seminário. A decorrer desde terça-feira, reuniu cerca de 50 sacerdotes e um diácono, acompanhados pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que fez um balanço positivo destes dias. “Destaco o envolvimento e a boa participação dos sacerdotes, com um número bom de inscritos, assim como a sua presença nos vários momentos que marcaram estes dias”, destacou D. António Luciano.

Esta iniciativa terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por D. António Couto, Bispo de Lamego, que, ao longo destes dias, “soube conduzir o retiro, através das temáticas propostas, muito positivas e atuais”, realçou o Prelado.

D. António Luciano sublinhou a importância destes dias de silêncio, reflexão, meditação e oração, com celebrações diárias da Eucaristia, Liturgia das Horas e momentos de Adoração do Santíssimo Sacramento, para “ajudar na missão que Deus confiou aos sacerdotes. “Como pastores das nossas comunidades, temos também a responsabilidade de as ajudar a crescer na fé e na espiritualidade e de desenvolvermos este processo sinodal que é tão importante para a renovação da Igreja”, salientou.

O Bispo apontou, ainda, o retiro “como um dos elementos que ajuda o padre a ser mais presbitério e a estar em comunhão com os seus irmãos sacerdotes”. “É preciso agora levar estes ensinamentos às comunidades e fazê-los chegar aos colegas que não puderam vir, assim como ao povo de Deus, que também tem necessidade de saber como é que nós nos alimentamos espiritualmente para nos tornarmos melhores”, concluiu.

D. António Luciano deixa, ainda, o convite ao clero para participar na recoleção do Advento, que vai decorrer no dia 25 deste mês, no Seminário de Viseu.

CategoryBispo, Diocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: