A rede Cáritas volta, este ano, a convidar as famílias a acenderem uma vela pela paz neste Natal, através da campanha solidária ‘10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz’.
Na Diocese de Viseu esta campanha culmina no dia 20 de dezembro, às 18h00, num gesto público, que voltará a iluminar a escadaria da Igreja dos Terceiros com o acendimento de mil fotóforos.
Sob o mote ‘Na noite de Natal, acende uma vela pela Paz’, a edição deste ano apela à união de todos, num gesto simbólico que ultrapassa fronteiras, religiões e diferenças. “Trata-se de um gesto simbólico, que reforça a dimensão de cuidado e serviço da Cáritas ao mais vulneráveis”, reforça a Cáritas Portuguesa.
Esta campanha nacional da Rede Cáritas já se realiza há mais de duas décadas, tendo a
Cáritas Diocesana de Viseu sido a pioneira desta campanha em Portugal, uma tradição que pretende manter, promovendo os valores da paz, da caridade e do amor ao próximo, que serão lembrados quando a referida vela estiver acesa na mesa de Natal de todos os portugueses.
As “velas da paz” já podem ser adquiridas na sede da Cáritas Diocesana de Viseu, nas paróquias que aderem à campanha e nas lojas Pingo Doce, com o custo simbólico de dois euros. A verba reverte para reforçar a ação da Cáritas Diocesana de Viseu junto das pessoas e famílias mais vulneráveis e para projetos de ajuda humanitária internacional, através do Fundo Lusófono Laudato Si.
A iniciativa, criada em França em 1991 e adotada pela Cáritas desde 2002, propõe o gesto simbólico de acender uma vela como expressão de compromisso individual e coletivo com a construção de um mundo mais pacífico.