Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu no passado domingo, 30 de novembro, à Eucaristia de ação de graças por ocasião do 17.º aniversário do Comando Territorial da GNR da Guarda, celebrada na Igreja de Santo Eusébio, em Aguiar da Beira.

A celebração foi concelebrada pelo Capelão da Guarda Nacional Republicana (GNR), Padre José Bento, e pelo Padre André Silva.

Na homilia, o Bispo começou por agradecer o convite e felicitou todos os presentes por esta celebração, que “homenageia todos os que já serviram e aqueles que continuam a servir com dedicação e sentido de missão”. “Alegrai-vos com a vossa missão e desenvolvei-a com profissionalismo, ética e valores que dignifiquem o vosso servir”, apelou o Bispo.

Ao reconhecer a importância do serviço prestado pelos militares da GNR, que são “chamados a atuar, a vigiar e a servir as populações para manter a ordem e a segurança”, o Bispo enalteceu ainda a sua missão “de acompanhar e proporcionar segurança às pessoas mais isoladas, gesto que dignifica a pessoa humana”.

“Sede protagonistas de esperança e construtores de paz e concórdia entre as populações que vos estão confiadas. Exercei bem a vossa missão e continuai a levar a todas as pessoas segurança e confiança no vosso serviço, de um modo especial às crianças, aos jovens, às famílias, aos desprotegidos e aos idosos”, sublinhou D. António Luciano.

Ao falar do tempo litúrgico do Advento, que se iniciou neste dia, o Bispo referiu que “todos somos chamados a construir a paz e a fazer a peregrinação da esperança”, especialmente neste contexto atual em que vivemos, “marcado por tantos cenários de guerras, violência e conflitos entre pessoas e nações”.

O Prelado pediu à assembleia presente que reze pelos países em guerra, para que “abandonem as armas, construam um caminho de paz e convertam os instrumentos de guerra em meios de diálogo, de desenvolvimento, de justiça e de concórdia”.

A animação litúrgica da celebração esteve a cargo da Banda Marcial da GNR do Porto, enriquecendo a celebração e conferindo dignidade ao ato solene.

No final, o Quarteto de Sopros da Banda Marcial da GNR do Porto brindou os presentes com um momento musical que encerrou a celebração.

CategoryBispo

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: