As Mensageiras consagradas ao Coração Imaculado de Maria, do Movimento da Mensagem de Fátima da Diocese de Viseu, reuniram-se na passada segunda-feira, 8 de dezembro, no Centro Pastoral, dia da festa da Imaculada Conceição, para um Encontro de Reparação.
Com o tema ‘Coração de Maria, Caminho para Deus’, este encontro, além de homenagear a Imaculada Conceição, recordou ainda o Centenário das Aparições de Jesus e Nossa Senhora à Lúcia, em Pontevedra, que ocorreram a 10 de dezembro de 1925.
Do encontro, fizeram parte a celebração da Eucaristia, a oração do terço, o angelus e foram abordados dois temas pertinentes: ‘Olha minha filha, o meu coração’ e ‘Coração de Maria, caminho para ver a Deus”, este último orientado pelo Padre Victor Portugal. O sacerdote utilizou a apresentação do ciclo pastoral de quatro anos, que o Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fez no livro do MMF “Coração de Maria, caminho para ver a Deus”, para partilhar sobre o significado e a importância da comemoração do jubileu centenário das aparições de Pontevedra, em 1925, e de Tuy, em 1926, que teve como protagonista a Irmã Lúcia, com referência ao “ciclo cordimariano”.
O sacerdote, membro da Congregação dos Missionários Filhos do Coração de Maria – os Claretianos – cuja espiritualidade é profundamente cordimariana, partilhou em tom de testemunho a ligação do fundador e da própria congregação, presente na Cova da Iria, ao acontecimento e à Mensagem de Fátima.
O Padre Victor Portugal concluiu a sua intervenção lançando um desafio a todos os Mensageiros presentes: “acolher este tempo jubilar como uma oportunidade de renovação interior, através da vivência da espiritualidade dos primeiros sábados, procurando imitar o Coração de Maria e tornando-se também divulgadores desta devoção reparadora e consoladora ao Coração Imaculado da Mãe de Jesus e nossa Mãe”.
O encontro terminou com a Oração Jubilar, tendo ficado ainda marcado por momentos de convívio fraterno entre os presentes.
“Foi uma bela oportunidade para celebrar este dia da Imaculada Conceição. Que alegria e gratidão para as Mensageiras Consagradas ao Coração Imaculado de Maria da nossa Diocese e também para todas as Comunidades de Vida do MMF. Alegremo-nos e rejubilemos”, salientou Madalena Antunes, do Secretariado Nacional do MMF.