A Conferência Episcopal Portuguesa saúda D. Andrés Carrascosa Cosono no dia em que é conhecida a sua nomeação para Núncio Apostólico em Portugal.
Acolhemos esta nomeação do Papa Leão XIV com alegria, em espírito de comunhão eclesial, e asseguramos a D. Andrés Carrascosa Cosono a nossa proximidade e oração, pedindo ao Senhor que o fortaleça nesta nova missão de servir a Igreja que peregrina em Portugal.
Manifestamos a nossa total disponibilidade para colaborar, em espírito sinodal, com o recém-nomeado embaixador da Santa Sé em Portugal e confiamos à materna intercessão de Nossa Senhora de Fátima os frutos da sua missão, pedindo que o Espírito Santo o acompanhe em cada passo deste serviço.
Em carta dirigida ao Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e, através dele a toda a Igreja em Portugal, D. Andrés Carrascosa Cosono afirma: “Asseguro-lhes que chega como Núncio Apostólico alguém com vontade de vos escutar e de aprender, decidido a conhecer e a amar esta Igreja particular a que o Senhor, através do Papa Leão XIV, hoje me envia”.
Na mesma carta, o novo representante diplomático da Santa Sé diz que Portugal é um país que admira e que não traz “nenhum programa pessoal” garantindo que tentará “ser expressão da atenção e do amor do Santo Padre”, comprometendo-se a visitar “as dioceses, os institutos religiosos, as paróquias e os seminários… com a atitude de encontrar, ouvir, dialogar, partilhar e trabalhar em conjunto”.
Em declarações à Agência Ecclesia, D. José Ornelas, Presidente da CEP, afirma que esta nomeação é “para todos nós um motivo de satisfação” e “uma mais-valia para este nosso relacionamento, que já é muito bom entre Conferência Episcopal e a Igreja em Portugal com o Santo Padre e a Igreja no seu todo”.
Lisboa, 11 de dezembro de 2025
Curriculum Vitae
D. Andrés Carrascosa Coso nasceu a 16 de dezembro 1955 em Cuenca (Espanha) e recebeu a ordenação sacerdotal a 2 de julho de 1980.
Em Roma obteve a Licenciatura em Teologia Bíblica na Pontificia Universidade Gregoriana e a Licenciatura em Direito Canónico e o Doutoramento em Direito Internacional na Pontificia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum).
Ingressou no Serviço diplomático da Santa Sé a I de maio de 1985 e desempenhou sucessivamente as suas funções na Representação Pontificia da Libéria, concorrente com Serra Leoa, Guiné Conacri e Gâmbia; na Representação Pontificia na Dinamarca, concorrente com Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia; no Conselho dos Assuntos Públicos da Igreja (atualmente Secção das Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Secretaria de Estado); no Escritório das Nações Unidas e Agências Especializadas em Genebra; e nas Nunciaturas Apostólicas no Brasil e no Canadá.
Foi nomeado Arcebispo Titular de Elo e Núncio Apostólico na República do Congo a 31 de julho de 2004. Em 26 de agosto do mesmo ano foi nomeado também Núncio Apostólico no Gabão.
Sucessivamente, a 12 de janeiro de 2009, foi nomeado Núncio Apostólico no Panamá.
Desde 22 de junho de 2017 é Núncio Apostólico no Equador.
Além da língua materna, fala Português, Francês, Inglês, Italiano e Alemão.
Conferência Episcopal Portuguesa