As Jornadas de Formação do Clero das Dioceses do Centro regressam a Fátima, de 27 a 29 de janeiro de 2026, sob o tema “Conversão das relações: da comunhão à missão”.
Numa iniciativa conjunta das dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu, os trabalhos vão incidir sobre o Documento Final do Sínodo sobre a sinodalidade, que faz apelo a “uma verdadeira conversão das relações” (DF, 50). É nessa linha que surgem estas jornadas, que pretendem ajudar o clero a refletir sobre este tema, com a presença de alguns dos maiores especialistas mundiais destas áreas.
No dia 27 de janeiro, Dário Vitali, sacerdote italiano, responsável pelo grupo de peritos nas duas últimas assembleias do sínodo dos bispos, apresentará as raízes sacramentais do Povo de Deus para se entender a necessidade da conversão das relações, na perspetiva do sínodo.
No dia 28, Alphonse Borras, sacerdote belga, perito na última assembleia do Sínodo dos Bispos, convergirá a reflexão para a conversão das relações no ministério ordenado e nas comunidades: Diocese, Paróquia e Unidade Pastoral.
No dia 29, Emilio Lavaniegos González, sacerdote espanhol, responsável por acompanhar ministros ordenados em situação de fragilidade, abordará a espiritualidade dos ministros ordenados em chave sinodal.
Na tarde do último dia, haverá um painel com a presença de Emilio Lavaniegos González e Margarida Neto, psicóloga portuguesa, que refletirão sobre as fragilidades dos ministros ordenados, o que os pode levar à síndrome de burnout e como a evitar, e como lidar com esta situação cada vez mais comum também entre os membros do clero.
Para praticar a sinodalidade, haverá reflexão em grupo seguindo a metodologia da “Conversação no Espírito”.
Os trabalhos vão decorrer no Centro Paulo VI, em Fátima. As inscrições são feitas apenas na modalidade online e estão abertas até dia 31 de dezembro.