Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, em comunhão com toda a Diocese, comunica, com profundo pesar, o falecimento do Padre Júlio Homem de Almeida, de 98 anos, que o Senhor chamou para si, na noite do passado sábado, 20 de dezembro, no Centro Pastoral Diocesano, onde residia. Terminou para ele o seu Advento e agora vive na eternidade o espírito do verdadeiro Natal.

A partir das 14h00 de hoje é velado na Igreja Paroquial de Casal Vasco, concelho de Fornos de Algodres, localidade de onde era natural. Às 15h30 é celebrada a Eucaristia Exequial, na mesma igreja, e depois será sepultado no cemitério da paróquia.

Nasceu a 29 de janeiro de 1927, em Casal Vasco. Depois de concluir o curso de Teologia no Seminário Diocesano, foi ordenado presbítero a 30 julho de 1949 e era o sacerdote com mais idade da nossa diocese.

O sacerdote viveu a sua vida com grande generosidade, fé, amor à Igreja e zelo pastoral, à imagem de Cristo, o Bom Pastor, que deu a vida pelo seu rebanho. Exerceu o seu ministério sacerdotal ao serviço do Povo de Deus que lhe foi confiado, em campos tão diversificados, que fizeram dele um homem sensível e atento às necessidades dos irmãos. Por isso, realizou a sua missão com dedicação e empenho procurando levar sempre Jesus aos outros.

Com uma vida centrada em Deus, encontrou na celebração diária da Eucaristia e na oração a força e a confiança necessárias para viver cada dia, com um grande amor a Nossa Senhora, aos seus bispos, sacerdotes, familiares e amigos.

O Bispo de Viseu, unido a toda a Diocese, apresenta os sentidos pêsames às suas sobrinhas, sobrinhos, familiares, amigos e às comunidades que serviu, nomeadamente, a escolar. Colaborou também ativamente como capelão dos emigrantes, na Europa, e no Tribunal Eclesiástico.

D. António Luciano agradece, ainda, ao Centro Pastoral, na pessoa do seu diretor e demais colaboradores, especialmente aos médicos e enfermeiros, o serviço prestado e aos utentes o carinho que sempre lhe manifestaram durante estes longos anos.

Na reta final do Jubileu da Esperança, confiamos ao Senhor o eterno descanso deste nosso irmão, pedindo que o recompense e o receba na Bem-Aventurança eterna, junto de Jesus Cristo ressuscitado, aquele que nasceu e morreu para ser a fonte da nossa esperança.

Notas biográficas:

Júlio Homem de Almeida foi ordenado presbítero a 30 julho de 1949. De outubro de 1948 a setembro de 1955 foi professor e prefeito no Seminário de S. José em Fornos de Algodres.

De setembro de 1949 a setembro de 1951 foi, comutativamente, pároco de Algodres e Cortiçô. De 7 de janeiro de 1956 a 15 de agosto de 1966 foi pároco de Santiago de Cassurrães e professor de EMRC em Mangualde.

De agosto de 1966 a dezembro do mesmo ano prestou Serviço Militar na Amadora, tendo ingressado logo a seguir no Serviço Militar em Angola, até fevereiro de 1969.

De outubro desse ano a agosto 1984 foi Capelão dos Emigrantes em Versalhes.

De setembro de 1984 a setembro de 1985 foi professor de EMRC no Liceu Alves Martins.

De setembro de 1986 a agosto de 1987 foi professor de Português e Francês na Escola Preparatória de Mangualde.

De abril de 1987 a abril de 1988 foi Capelão de Emigrantes na Suíça (Cantões de Frauenfeld,  Saint Gallen, Apenzell, Turgau).

De setembro de 1989 a setembro de 1990 foi professor de EMRC na Escola Preparatória de Mangualde.

De setembro de 1990 a 1992 exerceu a mesma função na Escola Preparatória de Viseu.

De 1992 a 1995 colaborou na Paróquia de S. João de Lourosa.

De 1995 a 2008 colaborou na Paróquia de Coração de Jesus, em Viseu.

De julho de 1993 a julho de 2005 foi notário do Tribunal Diocesano e membro do Secretariado das Migrações de 22 de dezembro de 1994 a junho de 2006, do qual foi presidente a partir de 28 de agosto de 1997.

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: