Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Como já é tradição, ontem, dia 8 de janeiro, ao final da tarde, a Tuna e o Grupo Coral da Universidade Sénior do Rotary de Viseu deslocaram-se à Casa Episcopal para cantar as Janeiras, interpretando vários temas bem conhecidos alusivos a esta quadra festiva.

Os alunos e a direção foram recebidos pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que agradeceu o gesto, em seu nome e de toda a Diocese, desejando a todos os presentes e à instituição “um feliz ano, cheio de esperança, de vida, de dons, de alegria e de muita saúde e paz”.

D. António Luciano enalteceu a música como uma forma privilegiada de anunciar o Evangelho, manifestando o desejo de que gestos como este, marcados pela amizade e pela esperança, sejam também momentos de luz e de construção de pontes, integrando a fé, a razão, a cultura e a comunhão enquanto povo de Deus. “Como povo inserido no mundo da cultura, também quereis levar essa esperança, essa alegria e esse voto de boas-festas. Agradeço profundamente este gesto. Esta é a nossa casa, é a casa da Igreja que nos acolhe. Como dizia o Papa Francisco e também o Papa Leão, devemos estar todos juntos na comunhão, na participação e na missão”, sublinhou.

Num mundo marcado por tantas guerras e violência, o Bispo realçou ainda a importância de se fazer chegar esta mensagem, que é tão bela, porque o mundo precisa “destes sinais e destas imagens, para ser mais fraterno e mais familiar”, à semelhança do apelo do Papa Leão XIV que pede “uma paz desarmada e desarmante”.

Ana Paula Mercier, diretora da Universidade Sénior, agradeceu a receção e entregou ao Bispo o livro “Tonalidades da Vida”, da autoria do aluno José Luís Nunes. “Temos o privilégio de ter na nossa Universidade pessoas maiores, de uma beleza interior e de uma grandeza reconhecível e um deles é o José Luís Lopes, que está ali e que é autor deste livro que foi publicado em maio, na nossa Universidade”, sublinhou.

A diretora enalteceu, ainda, o “gesto singelo” protagonizado pelos alunos, “com muito orgulho naquilo que cada homem e cada mulher pode fazer de belo justo e bom”.

Esta iniciativa, que se cumpre todos os anos é também, segundo a diretora, “o apresentar os cumprimentos a quem, tal como o Rotary, procura servir o outro”, levando “uma mensagem comum e que move a instituição: dar de si, sem pensar em si”, realçou.

José Luís Abrantes, presidente do Rotary Club de Viseu, apresentou os cumprimentos em nome de todos os elementos, agradecendo o acolhimento na Casa Episcopal, realçando que “esta Universidade Sénior é a maior do país e é um orgulho que esteja em Viseu.

A Universidade Sénior de Rotary de Viseu (USRV), que tem cerca de 300 alunos, é um projeto de Ensino e Formação que alicerça a sua ação na prestação de serviços à comunidade sénior, em regime de voluntariado, tendo sido fundada em dezembro de 2001 como Universidade Sénior e do Autodidata Viseense (USAVIS).

Galeria de vídeos e fotografias disponível no Facebook da Diocese de Viseu.

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: