Mais de uma dezena de jovens e adultos da Diocese de Viseu frequentaram o Curso Nacional de Animadores da Ação Católica Rural (ACR), que se realizou nos dias 10 e 11 de janeiro, na Casa Diocesana Nossa Senhora do Socorro, em Albergaria-a-Velha, Diocese de Aveiro.
O evento contou com a participação de 75 animadores das dioceses de Viseu, Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Porto e Viana do Castelo, abrangendo uma faixa etária variada.
O curso teve início no sábado, com o acolhimento aos participantes e a oração da manhã orientada pela Diocese do Funchal, tendo sido dado a cada participante um cartão, com uma vela, que tinha inscrito “Quero aprender a amar este irmão”.
Foi abordada uma reflexão sobre “O humanismo e os seus inimigos: o desafio de educar quando é noite”, por Luís Silva, professor de EMRC, sócio fundador da ADAV-Aveiro, autor de vários livros.
Segundo o comunicado enviado pela direção Nacional da ACR, Luís Silva abordou dois grandes perigos do humanismo: por um lado, a redução do ser humano a uma única dimensão – corporal ou espiritual; por outro lado, o hiperindividualismo e relativismo da cultura hodierna que conduz à erosão dos direitos humanos e à conceção da liberdade enquanto exercício arbitrário de atos da vontade. “O humanismo cristão, pelo contrário, é profundamente relacional, afirma o ser humano como pessoa, isto é, um ser (corpo e espírito numa unidade inseparável) em relação consigo, com os outros e com o Totalmente Outro; considera a dignidade humana inalienável e fundamento da liberdade que se realiza na relação com o outro. A liberdade pessoal concretiza-se e cresce quando cresce a liberdade do outro. A noite é metáfora do relativismo porque gera múltiplas luzes individuais, luzes mais fortes que se impõem às mais fracas. O dia é o tempo da luz omnipresente para todos (“Sol”), metáfora das referências comuns e universais”, refere o comunicado.
Durante a tarde, foi feita uma “Caça ao Tesouro”, onde se aprofundou, de forma prática, a reflexão da manhã, e, em pequenos grupos, fez-se a “revisão de vida, para ler a vida à luz da Palavra de Deus”. Houve ainda tempo para a realização de uma dinâmica, que envolveu todos os presentes, de forma criativa, tendo este dia terminado com a oração da noite.
O domingo ficou marcado pela celebração da Eucaristia, seguindo-se o trabalho orientado por Gastão Veloso, da Diocese de Braga, intitulado “Relações Humanas”. Através da dinâmica “Entrevista com Rótulos” refletiu-se sobre os diferentes tipos de pessoas com quem trabalhamos, e a forma como devemos e/ou podemos lidar com cada pessoa, de forma humanista. “Se o verdadeiro tesouro são os outros, devo refletir profundamente como os trato e como vivemos em relação com os tesouros que Deus nos confiou, sendo dia para todos os que nos rodeiam”, conclui a ACR no mesmo comunicado.
Foto : ACR Nacional