Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos vai decorrer no seio da Igreja Católica entre os dias 18 e 25 de janeiro de 2026, com a seguinte proposta: “Vocês formam um só Corpo e um só Espírito, do mesmo Modo que a Esperança para a qual foram chamados é uma só” (Ef 4,4).

Todo o Povo de Deus é convidado, enquanto Igreja, a tomar consciência do problema da divisão e da falta de verdadeira comunhão, participação e missão. Somos chamados a caminhar juntos e, na diversidade de carismas, a construir a unidade da Igreja, tão urgente e necessária, começando pela conversão do coração e pela criação de relações novas e fraternas com os nossos irmãos católicos e com os membros das outras Igrejas e comunidades cristãs. “O cristianismo transcende as fronteiras culturais e nacionais, unindo os crentes de todo o mundo na fé e na esperança”, como se pode ler no guião, elaborado a partir da Carta de São Paulo aos Efésios.

Mais uma vez, o convite é dirigido a bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos para que, juntos, reflitamos sobre o tema do Ecumenismo, um desafio lançado às Igrejas locais, paróquias e movimentos. Somos chamados a rezar, durante o Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos, pela unidade de todos, promovendo ações concretas e celebrações comuns entre as diversas Igrejas e comunidades cristãs presentes no meio de nós.

Um trabalho que requer fé, confiança nos outros, aceitação das diferenças, mas também de um caminhar juntos, valorizando aquilo que nos une. Uma só fé, alimentada na Palavra de Deus e no Sacramento do Batismo, que nos faz filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo.

Sintamos a alegria de ser o Povo Santo dos Batizados, chamado a caminhar junto e a construir, na unidade, a Igreja de Cristo. Na diversidade de dons e carismas, formamos a comunidade dos fiéis, convocada por Deus e chamada à salvação.

Faço um apelo a todos os batizados da Diocese de Viseu, pastores, consagrados e leigos: movidos pela graça de Deus, empenhemo-nos em rezar e em trabalhar pastoralmente pela unidade de todos os cristãos, nas nossas paróquias, comunidades e movimentos, promovendo entre todos o diálogo ecuménico e inter-religioso.

O Conselho Português de Igrejas Cristãs e a Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização prepararam, em conjunto, um guião, que está disponível na Cúria diocesana, para ajudar os cristãos, as comunidades e os grupos eclesiais a viver este tempo privilegiado de Oração pela Unidade dos Cristãos.

O subsídio tem uma reflexão sobre o tema, um esquema de celebração para cada dia e textos de celebração ecuménica, reflexão, meditação, oração e testemunhos e experiências de ecumenismo na Igreja.

O guião tem ainda um testemunho da situação ecuménica na Arménia e do caminho feito a nível de Ecumenismo e do diálogo inter-religioso, referente aos últimos 30 anos. Este ano, as orações e reflexões foram preparadas pelos fiéis da Igreja Apostólica Arménia, juntamente com os seus irmãos e irmãs das Igrejas Católica Arménia e Evangélica.

Em caminho sinodal, na comunhão com o Plano Pastoral da Diocese, promovamos a experiência da “conversação no Espírito”, em grupo, nas várias comunidades, para a renovação da Igreja e realização de um verdadeiro espírito ecuménico entre as Igrejas.

Todos devemos dar passos efetivos no caminho do verdadeiro Ecumenismo e do diálogo inter-religioso, a partir da nossa vida pessoal e da experiência vivida nas nossas paróquias, serviços, movimentos e obras. Assim ajudaremos a construir a Igreja de Cristo no meio do mundo, como verdadeira expressão do “Corpo Místico de Cristo”, que, na diversidade de carismas, anseia pela unidade de todos os cristãos.

Peço a Nossa Senhora o dom da esperança numa comunhão plena e numa unidade efetiva entre todos os que acreditam em Cristo.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: