Na passada sexta-feira, dia 16 de janeiro, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à Eucaristia que assinalou o 1.º aniversário do falecimento do Padre Nuno Azevedo, na Igreja de São Paulo, em Lobelhe do Mato, onde este foi pároco.
A celebração foi concelebrada pelo Padre Arnaldo Farinha e pelo Padre Constantino Hembe, tendo sido abrilhantada pela Filarmónica Lobelhense, que se juntou a esta homenagem.
Na homilia, o Bispo deu “graças a Deus pela vida e ministério do Padre Nuno Azevedo, vivido com fé, esperança e caridade”, pedindo à grande assembleia presente que reze pelo seu eterno descanso, assim como pelos seus pais, familiares, amigos e pelas comunidades que serviu.
“Lembrar todos os fiéis defuntos e os nossos pastores e rezar por eles é um bom exercício espiritual, gesto fraterno de gratidão e de comunhão orante e solidária para com aqueles que viveram no meio de nós, nos ensinaram as verdades da fé e nos conduziram pelos caminhos da vida ao coração de Cristo, o Bom Pastor e Bom Samaritano”, frisou o Bispo.
Esta celebração integrou um vasto programa de homenagens, que decorreu até domingo, dia 18, organizado pela Comissão de Festas da Nossa Senhora das Neves 2023/24.
Além dos momentos de celebração e oração, destacam-se ainda concerto protagonizado pela Sociedade Filarmónica Lobelhense, seguida de uma romagem à Senhora das Neves, com a bênção de um memorial alusivo ao falecido sacerdote.
Estes dias foram vividos com gestos de gratidão, memória e oração pelo sacerdote, homenageando o seu legado ao serviço das comunidades e da Igreja.
Recorde-se que o Padre Nuno Azevedo faleceu a 16 de janeiro de 2025, no Hospital de São Teotónio, em Viseu, tendo sido diretor do Jornal da Beira de 2017 a novembro de 2024.
Natural de Ançada, Mangualde, exerceu até então as funções de pároco de Alcafache, de Espinho e de Lobelhe do Mato.
Foto: Sociedade Filarmónica Lobelhense