Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Durante a tarde de ontem, 19 de janeiro, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, presidiu à inauguração do restauro da Capela-Mor dedicada a São Saturnino, na localidade de Pedrosas, concelho de Sátão, no dia em que foi também inaugurado o Museu de Pintura Naïf.

D. António Luciano felicitou todos os presentes, em particular a comunidade de Pedrosas, pela concretização desta obra, deixando uma palavra de gratidão a todos os que tornaram possível tanto o restauro da capela-mor como a abertura do museu, em especial o benfeitor Hermínio Ferreira, já falecido.

O Bispo destacou a importância cultural e espiritual destes espaços, sublinhando que “a cultura trouxe à fé o desafio de a integrar na vida das comunidades”.

“Lugares como esta capela fazem-nos voltar atrás no tempo, permitindo viver a memória daqueles que nos deram este legado e este testemunho de fé, de vida e de humanismo”, disse, acrescentando que “a relação positiva entre a vida e as pessoas, entre a história e as comunidades, entre os povos e as gerações são sinal de esperança para o mundo de hoje”, defendendo a necessidade de se “respeitar a memória, preservar o património e saber oferecê-lo ao futuro com um novo rosto”.

Neste dia de festa para a comunidade local, o Bispo lembrou, ainda, que “o interior é uma riqueza que ainda está por explorar e que devemos conhecer, amar e cuidar”.

A intervenção na Capela-Mor de São Saturnino, que data do século XVIII, decorreu ao longo de cerca de meio ano e incidiu em trabalhos de conservação e restauro, abrangendo o teto, o retábulo, as esculturas e a pintura do mural, tendo sido igualmente intervencionado o teto da sacristia, como deu a conhecer Ana Bidarra. Esta obra foi executada pela empresa Cinábrio com o apoio do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, representado na cerimónia pela diretora, Fátima Eusébio.

A obra custou 35 mil euros (valor sem IVA), um montante conseguido com o contributo de Hermínio Ferreira (através de uma doação), da associação cultural, da autarquia, da junta de freguesia, do grupo coral de Pedrosas (que animou a cerimónia de inauguração) e de donativos da população, traduzindo-se num “esforço coletivo” de todos os envolvidos.

“É um grande dia de festa, feliz e que fica para o futuro. Que eu me recorde, é a primeira vez que uma capela reúne tanta gente, num dia importante, com convidados de honra. Foi uma sinergia de esforços e de vontades que nos levou a esta concretização”, realçou o Pároco José Cardoso.

Esta obra foi inaugurada em simultâneo com o Museu de Pintura Naïf, que alberga uma coleção de arte doada à autarquia por Hermínio Ferreira. A inauguração deste espaço foi feita ao som do grupo “Zaantam”.

Na inauguração destas dois espaços estiveram presentes a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o presidente da Câmara Municipal de Sátão, Alexandre Vaz, o Bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida (natural desta terra), e demais autoridades eclesiais, civis e militares, assim como um grande número de pessoas da comunidade local.

O presidente da Câmara enalteceu a importância destes dois momentos “muito especiais e com grande significado” para a comunidade local. “Nos museus, nas igrejas ou através da arte contemporânea, entendemos que todas elas merecem igual respeito, atenção e investimento. Que a Capela de São Saturnino continue a ser um espaço de espiritualidade, de encontro e de serenidade para todos os que aqui entram”, frisou.

Já a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto felicitou os responsáveis pela abertura do Museu, que passa a integrar a rede nacional, realçando a importância de lugares como este para “criar pontes ente gerações, públicos e linguagens, que alargam o sentido de pertença e aproximam mais pessoas dos espaços culturais”.

O Museu de Pintura Naïf abre ao público no dia 22 de janeiro e terá o seguinte horário de funcionamento: quinta e sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Sábado e domingo abre das 14h00 às 17h00.

Galeria de fotografias e vídeos disponível no Facebook da Diocese de Viseu.

 

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: