Ao povo santo de Deus:
O Bispo da Diocese de Viseu vem, em seu nome pessoal e de todos os pastores, consagrados e leigos, povo santo de Deus que vive e caminha nesta Igreja local, manifestar a sua fraterna solidariedade e oração por todas as pessoas, comunidades e instituições afetadas pela passagem da depressão Kristin, que espalhou o terror junto das populações da região centro de Portugal.
Peço a todos os diocesanos que rezem, nomeadamente nas Eucaristias deste domingo e durante semana, pelos irmãos que faleceram e por todas as vítimas afetadas e que perderam os seus bens, a tranquilidade e a paz interior.
Uma palavra de conforto a todos os que sofrem no momento presente, às autoridades, aos bispos das dioceses afetadas por perdas e provações. Rezemos pelos governantes, autoridades civis, eclesiásticas, militares, proteção civil, bombeiros e voluntários que no terreno ajudam os que mais precisam.
A Diocese de Viseu quer responder ao grito dos irmãos que sofrem, partilhando com eles um pedaço do seu pão, que já foi oferecido à diocese de Leiria-Fátima.
Queremos sensibilizar todos os cristãos e pessoas de boa vontade da Diocese para partilharem ajuda económica e bens não perecíveis, através da Cáritas Diocesana, em comunhão com a Cáritas Nacional.
Unidos na oração e na caridade fraterna, ponhamos em prática a verdadeira solidariedade humana e a espiritualidade das Obras de Misericórdia ao serviço das vítimas e bens, das pessoas feridas por tão devastadora tempestade, que gerou tão grande sofrimento e provação, pela falta de casa, de luz, de água e de outros bens necessários.
Todos juntos e unidos como Igreja, sejamos construtores de novas vidas cheias de esperança.
+ António Luciano, Bispo de Viseu