Realizou-se a Ultreia Regional do MCC no dia 15 de março, no Núcleo de Oliveira do Conde. O momento de acolhimento proporcionou o reencontro de irmãos na fé, unidos num Cursilho de Cristandade, vivido com muita alegria, sendo esta a nota dominante de todo o evento.
Dadas as boas vindas pelo Reitor de Ultreia, foram informadas as atividades do movimento a desenvolver a nível nacional e internacional, salientando as da Diocese de Viseu.
-A comemoração aniversária dos Cursilhos de Cristandade, do mês de março, no próximo dia 25, pelas 21h00, dos números 15, 29, 103, 106 e 167 de Senhoras e 11, 14, 16, 18, 29, 37, 44, 46, 58, 60, 62 146 de Homens. Vão ser projetadas as fotografias de todos os grupos em ecrã gigante. Assim, agradecemos a presença de todos pelas 20h40, a fim de recordarem o seu encontro com Cristo e com os irmãos num Cursilho de Cristandade.
-A realização da Via-Sacra no dia 26 do corrente mês, nos claustros do Seminário de Nossa Senhora da Esperança, às 20h30. Vamos viver e refletir o caminho doloroso do Senhor para o Calvário. Está a meditação das estações a cargo dos respetivos Núcleos. Contamos com todos os Cursilhistas, familiares e amigos.
-A realização de mais um Cursilho de Senhoras, no próximo mês de abril, de 7 a 10, a realizar no Seminário dos Missionários Combonianos de Viseu, para o que se pedem engravatamentos, orações e sacrifícios, tendo em vista o seu bom êxito.
Foram recordados todos os cursilhistas doentes, com pedidos de orações extensivas à paz no Mundo, unidade do Movimento e pelas intenções do Santo Padre.
No seguimento dos trabalhos, chegou a hora de escutar quatro irmãos cursilhistas, que partilharam as vivências do seu quarto dia, com testemunhos que dão o exemplo de uma vida com Cristo sempre presente, vivida com perseverança que perante os tempos de dificuldade têm sido fruto da grande descoberta que encontraram num Cursilho. Assim, devemos estender os braços a Cristo e ser embaixadores ao chamar outros para esta experiência de fazer um Cursilho.
Chegou o momento da orientação espiritual com o enquadramento dos testemunhos à luz do Evangelho. O Diretor Espiritual, Padre Jorge Luís Lopes, deixou a mensagem: O encontro verdadeiro com Jesus é receber o toque, tal como a Sra. que tinha o fluxo de sangue, que O procurou e tocou-O, dar conta “como Ele é Bom!” . O toque foi de alguém com fé, que procura uma resposta para a sua vida. A dimensão de Deus para cada um de nós é que “Ele faz-me especial”. Também nós cursilhistas tivemos um toque que nos faz diferentes. Tal como o cego que Jesus curou dizemos, “eu creio Senhor”. Dá um sentido novo à minha vida. O caminho é querer fazer mais e muito mais, ir mais além.
Depois de confortados na alma, chegou a hora de partilhar um bom lanche, saboreado por todos com muita alegria e presenteados com o bom som e animação do Grupo de Cavaquinhos de Vila Meã, ao qual damos o nosso bem haja.
Não podemos deixar de reconhecer a hospitalidade e o bem receber do Núcleo do MCC de Oliveira do Conde, proporcionando a todos um encontro a não esquecer.
Cristo Conta Contigo. De Colores.
O Secretariado do MCC – Viseu