Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

O Jubileu da Educação Cristã juntou perto de três mil crianças, jovens, adolescentes, catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e familiares durante o dia de ontem, 25 de maio, na Mata e Estádio do Fontelo, em Viseu. A iniciativa foi promovida pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã (SDEC).

Uma moldura humana colorida de esperança, com todas as cores do Jubileu, colocou em destaque a juventude da Diocese, num dia dedicado a dar-lhes voz e esperança a pensar num futuro melhor, pondo em prática o lema de uma Igreja aberta a todos. Este gesto foi visível logo de manhã, na Eucaristia celebrada pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, em plena Mata do Fontelo, onde foram as crianças e os adolescentes que fizeram a homilia, com mensagens sobre a importância de Jesus nas suas vidas e os anseios em relação ao futuro.

Um Igreja aberta a todos, acolhedora como o colo de uma mãe, familiar, protetora e atual; uma Igreja com cada vez mais jovens a fazer parte dela; uma Igreja como uma comunidade unida com atividades que promovam o conhecimento da religião e que valorize as diferenças de cada um; e uma Igreja onde os jovens sejam protagonistas da sua fé e sejam ouvidos, com amor e compreensão, foram algumas das mensagens escutadas.

O Bispo de Viseu agradeceu a presença de todos neste encontro, que retratou “a beleza da Igreja Diocesana, espelhada a partir de cada paróquia”. D. António Luciano reforçou que “a Igreja de Jesus Cristo precisa das crianças e dos jovens” e que “eles são o futuro”, enaltecendo a importância dos catequistas na iniciação e formação cristã. “A Igreja está aqui hoje, como mãe e educadora, para nos acolher e para vos ajudar a todos a crescer com muito amor e muita esperança”, destacou.

D. António Luciano frisou, ainda, a importância de um trabalho conjunto e de sinodalidade, envolvendo todas as estruturas diocesanas e as famílias, pedindo que haja cooperação entre todos. “Precisamos dos párocos, das paróquias, das famílias, dos avós, dos catequistas, dos professores, do Bispo, dos consagrados e de todos. Ninguém pode ficar de fora, porque todos juntos é que construímos uma Igreja em caminhada, em formação e em catequese”, apelou.

Dirigindo-se às crianças, adolescentes e jovens, disse-lhes que “eles são os protagonistas da esperança neste Ano Jubilar”. “Que este encontro marque também o ritmo do presente, do futuro e daquilo que desejamos que seja a catequese na nossa Diocese e as aulas de EMRC”, disse. Em coro, com todos os presentes, realçou: “quem nos guia é o Espírito Santo para renovarmos a catequese na Diocese de Viseu”.

A parte da tarde ficou marcada pelo desfile das várias paróquias e agrupamentos de escolas no Estádio do Fontelo, com a passagem pela “Porta Santa”, símbolo caraterístico do Jubileu. Houve ainda momentos de música com a atuação da banda Pit Stop, formada aquando da Jornada Mundial da Juventude, e atuações de alguns grupos de crianças, inclusive dos alunos do Colégio da Via-Sacra.

A grande moldura humana colorida foi visível, assim como o entusiasmo de todos os participantes neste evento que teve como objetivo dar voz e destaque aos mais novos como enalteceu Abel Dias, responsável pelo SDEC. “É altura de ouvirmos as crianças e os jovens, ouvirmos os seus sonhos, as suas expetativas e aquilo que eles esperam de cada um de nós para conseguirmos realizar esses sonhos. Nós queremos que eles sejam os protagonistas, porque, às vezes, nós fazemos coisas para eles, mas não os ouvimos e não lhes damos protagonismo. O mundo é deles e nós queremos que eles sejam protagonistas deste processo educativo, pois só assim é que ele tem sucesso”, frisou.

Segundo o responsável, “foi um dia espetacular, que superou as expetativas, vivido com grande alegria e festa”, que ficará na memória de todos os participantes. Abel Dias confidenciou, ainda, que face às reações positivas deste dia, fica o desejo de para o ano se repetir, numa escala ainda maior.

A iniciativa de celebrar o Jubileu da Educação Cristã no Estádio do Fontelo surgiu, há um ano, quando o Coro Infanto-juvenil da Paróquia de Abraveses participou na primeira Jornada Mundial das Crianças, no Estádio Olímpico de Roma.

Galeria de fotografias e vídeos disponível no Facebook da Diocese. 

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: