No passado fim de semana, dias 5 e 6 de julho, as Igrejas de Canas de Senhorim, Mundão, Abraveses e o Santuário do Senhor dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, receberam a celebração da Eucaristia, onde durante a mesma o Bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o Sacramento do Crisma, acompanhado pelos respetivos párocos, diáconos e acólitos.
No sábado, 5 de julho, as celebrações aconteceram na Igreja Paroquial de Canas de Senhorim, com 80 crismandos, e na de Mundão, com 34, vindos desta paróquia e das de Cavernães, São Pedro de France, Santos Evos, Vila Chã de Sá, Fail e Bodiosa.
No domingo, dia 6, o Sacramento da Confirmação foi administrado na Igreja Paroquial de Abraveses a 19 crismandos. Também neste dia, à tarde, o Santuário do Senhor dos Aflitos, em Mosteiro de Fráguas, recebeu 30 crismandos, vindos de todas as paróquias do antigo Arciprestado de Besteiros, que receberam o Crisma, durante a celebração da Eucaristia.
Nas celebrações, o Bispo administrou aos crismandos o Sacramento da Confirmação, atribuindo-lhes os dons do Espírito Santo: a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus.
Dirigindo-se aos crismandos das várias paróquias, D. António Luciano reforçou que “o Crisma é o sacramento do compromisso com a Igreja para o bem da humanidade”, pedindo aos jovens que sejam protagonistas “do amor, da paz, da justiça e da esperança na Igreja, na família, na escola e no mundo”.
“A vossa caminhada na catequese responsabiliza-vos na vida humana, cívica e cristã. Sejam colaboradores de Jesus e deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo, como verdadeiros discípulos missionários”, destacou.
O Bispo falou, ainda, aos crismandos do livro dedicado a ‘Carlo Acutis – Uma alma de fogo’. “Convido-vos a ler este livro e a ser como ele, originais, e não a viverem como cópias. Sejam almas de fogo cheias do Espírito Santo e também evangelizadores através da Internet e das redes sociais”, pediu às assembleias presentes.
Nas comunidades, incentivou os jovens a estarem disponíveis para servir o Senhor na vida sacerdotal ou religiosa. Agradeceu aos crismandos, pais, catequistas, párocos, padrinhos e familiares o modo como foi acolhido nas várias paróquias, realçando que “todos têm um papel importante na renovação das comunidades cristãs”.
Galeria de fotografias disponível no Facebook da Diocese.