Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Felizes os que vivem uma vida longa e feliz e cumprem a Lei do Senhor.

No próximo domingo, 27 de julho, a Igreja celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em 2021.

O novo Papa, Leão XIV, ofereceu à Igreja e à humanidade a sua primeira Mensagem para celebrar este dia, onde denuncia a “solidão e abandono dos mais velhos, na sociedade e nas comunidades católicas”.

É um texto oportuno e atual, que nos interpela e convida a comunicar com os idosos através de um amor autêntico e verdadeiro, que brota de um coração renovado, cheio de ternura, cuidado e compaixão pelos nossos avós e idosos.

No mundo inteiro e também em Portugal existe um grande número de avós e idosos que experimentam a solidão e sentem o abandono dos familiares e amigos. O Papa chama-nos a atenção para este flagelo, porque “em todas as partes do mundo, as nossas sociedades estão a habituar-se, com demasiada frequência, a deixar que uma parte tão importante e rica do seu tecido social seja marginalizada e esquecida”.

Não podemos esquecer os nossos avós e idosos. Devemos cuidar deles com amor, carinho e gratidão, quer na família, quer nas instituições onde vivem internados.

Devemos ter, ainda, uma atenção especial para com os que estão doentes e mais fragilizados, que saibamos escutá-los com proximidade e cuidar deles com caridade fraterna. Quanto aos que já partiram deste mundo, devemos recordá-los com carinho, amizade, gratidão e fazer memória agradecida das suas vidas, rezando a Deus pelo seu eterno descanso.

O Papa, na sua mensagem, apela ainda a uma “mudança de atitude” no nosso agir, cuidando e servindo os avós e os idosos, com veneração e respeito, como nos ensina a Sagrada Escritura em tantos textos.

Este dia de festa deve ser assinalado na Igreja com a celebração da Eucaristia e de outros momentos de festa e convívio nas paróquias, em todas as instituições, de modo especial em todas as Misericórdias, Centros Sociais Paroquiais, Lares e IPSS, que acolhem e cuidam dos avós e idosos.

Neste contexto, o Papa Leão faz-nos um apelo: “Cada paróquia, associação ou grupo eclesial é chamado a tornar-se protagonista da revolução da gratidão e do cuidado, a realizar através de visitas frequentes aos idosos, criando para eles e com eles redes de apoio e oração, tecendo relações que possam dar esperança e dignidade àqueles que se sentem esquecidos”.

Na celebração do V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, inspirados pela mensagem do Papa Leão XIV, levemos a todos, neste Ano Santo Jubilar de Esperança, um olhar com carinho e afeto para os avós e idosos, doentes e vulneráveis, que vivem na Diocese de Viseu.

A Igreja peregrina convida o seu povo, neste Ano Santo Jubilar de Esperança, a peregrinar em cada dia, acarinhando e cuidando, enquanto mãe, mestra e educadora todos os seus filhos. Rezemos pela nossa Igreja Diocesana, que na quarta-feira, 23 de julho, festejou o Dia da Dedicação da Catedral.

Rezemos pela Igreja Diocesana, para que seja viva nos seus membros e cuide cada vez mais dos seus avós e idosos, na esperança de que este Ano Santo Jubilar seja um momento propício para realizar o desafio da fidelidade de Deus às suas promessas, imitando tantas figuras bíblicas, homens e mulheres que viveram a experiência de serem avós e idosos, anciãos a servir a Deus e a sua Igreja.

Na Bem-Aventurança do Evangelho sejamos construtores de pontes, protagonistas de escuta, de acolhimento, de proximidade e de diálogo entre a geração dos avós, dos filhos e dos netos.

Por intercessão de São Joaquim, Santa Ana e da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, rezemos pela santificação das famílias, para que se tornem verdadeiras Igrejas domésticas, pelos bons frutos da nossa Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, onde vamos em peregrinação louvar, celebrar, rezar e agradecer os dons recebidos ao longo destes sete anos de Episcopado ao serviço da Diocese de Viseu.

Vamos pedir pela santificação das famílias, pelas crianças, adolescentes e jovens, rezar pelos avós e idosos, doentes, migrantes e deslocados e pedir mais vocações sacerdotais, missionárias e religiosas para a nossa Igreja Diocesana. Aos adolescentes e jovens que vão participar no Jubileu dos Jovens, em Roma, votos de uma boa peregrinação, que seja vivida com fé e que possa incentivar outros jovens a ser parte integrante da vida da Igreja.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Papa

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: