A Diocese de Viseu vai ter duas peregrinações no final deste mês de julho, a primeira de 27 a 30, com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França, e a segunda, de 28 de julho a 3 de agosto, a Roma, para o Jubileu dos Jovens.
Na primeira viagem são 408 os peregrinos inscritos, num total de oito autocarros, que, já em França ficarão alojados em três hotéis, com acompanhamento de oito guias. Uma viagem que conta com a presença do Bispo de Viseu, D. António Luciano, e que terá vários momentos altos, entre eles, a procissão de velas, a Via-Sacra ao percurso histórico de Santa Bernadete e a celebração da missa na gruta, um momento profundamente marcante e único, vivido ao amanhecer, encerrando a peregrinação de forma muito simbólica.
“Vamos pedir pela santificação das famílias, pelas crianças, adolescentes e jovens, rezar pelos avós e idosos, doentes, migrantes e deslocados e orar por mais vocações sacerdotais, missionárias e religiosas para a nossa Igreja Diocesana”, refere o Bispo.
Um dia depois do início desta viagem, os adolescentes e jovens partem para Roma, onde vão participar no Jubileu dos Jovens, de 28 julho a 3 de agosto. No total são 273 peregrinos, sendo que 217 efetuaram a inscrição através da Pastoral Juvenil, que os acompanha nesta aventura. Entre os peregrinos está o Padre Eduardo Abrantes, recém-ordenado.
O programa em Roma contempla como pontos altos as boas-vindas na Praça de São Pedro e a vigília e Eucaristia presididas pelo Papa Leão XIV. Uma viagem muito aguardada pelos inscritos, que têm ainda bem presente na memória e no coração a Jornada Mundial da Juventude realizada em Portugal.
O Padre Paulo Domingues, responsável pela Pastoral Juvenil na Diocese de Viseu, acredita que esta presença no Jubileu dos Jovens vai “criar nas comunidades um maior espírito de grupo e pertença à comunidade paroquial e à Igreja, que será certamente uma esperança para a Diocese e para a própria juventude”.