O Bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o Sacramento do Crisma a 48 crismandos na Igreja da Misericórdia de Penalva do Castelo.
A celebração realizou-se no passado sábado à tarde, dia 26 de julho, um momento de grande festa para a comunidade local e para os crismandos, a grande maioria natural do concelho de Penalva do Castelo.
A assembleia presente testemunhou esta nova etapa da vida cristã para os crismandos, que foram confirmados na fé e fortalecidos com os dons do Espírito Santo: a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus.
Na unção crismal, o Bispo transmitiu a importância do amor de Deus a estes cristãos, pedindo-lhes que aprofundem a vivência da fé e que “sejam protagonistas da nova Evangelização”.
Durante a homilia, D. António Luciano reforçou a importância dos jovens se comprometerem mais com a Igreja, assumindo um papel ativo na vida das suas paróquias, inspirando-se em Pedro Frassati e Carlo Acutis, “almas de fogo”, ou seja, “alma cheias do Espírito Santo que querem mais na sua vida cristã”.
O Bispo agradeceu aos pais, catequistas e padrinhos o apoio dado no percurso dos crismandos, defendendo que “todos devem fazer um caminho sinodal de comunhão, participação e missão”.
Fazendo referência ao Ano Santo Jubilar, que a Igreja está a viver, D. António Luciano recordou que, ao longo desta semana, os jovens da Diocese de Viseu estão em Roma, a participar no Jubileu dos Jovens, que reúne milhares de participantes de todo o mundo, “um sinal de esperança para a Igreja e para a humanidade”.