O Bispo de Viseu, D. António Luciano, deu posse ao Padre Pelágio Faz Tomás como novo pároco de Arcozelo das Maias, Ribeiradio e Sejães, no concelho de Oliveira de Frades, Arciprestado de Lafões.
A cerimónia realizou-se no dia 27 de julho, com a celebração da Eucaristia na Igreja Paroquial de Arcozelo das Maias, onde o novo sacerdote foi formalmente apresentado às comunidades paroquiais e tomou posse das mesmas.
Na homilia, o Bispo começou por dar as boas-vindas ao novo sacerdote e agradeceu ao Padre Gabriel Ulundo e ao Padre Manuel Fernandes todo o trabalho realizado ao longo do último ano pastoral nas respetivas paróquias.
Referindo-se à vocação do sacerdote, o Bispo reforçou que “tem de ser a imagem e presença de Cristo Bom Pastor junto do seu Povo, com acolhimento, escuta, diálogo e relação como caminho de participação na missão”.
D. António Luciano disse ainda que “a missão da Igreja é ensinar, santificar e governar”, um “desafio feito a cada dia”, que precisa da ajuda e colaboração de todos, em caminho sinodal.
Felicitando a assembleia presente, o Bispo agradeceu a sua presença nesta celebração e pediu ainda um trabalho de cooperação entre o novo sacerdote e os leigos. Implorou as preces de todos para que estas paróquias e para toda a Diocese de Viseu para que sejam abençoadas por Deus e enriquecidas com mais vocações sacerdotais e à vida consagrada.
O Padre Pelágio faz Tomás é angolano, nasceu em 1966, e foi ordenado sacerdote a 6 de agosto de 2000. Está em Portugal desde 2004 e desempenhou funções como sacerdote em várias paróquias do Arciprestado da Beira Alta: Figueiró da Granja, Fuinhas, Maceira, Muxagata e Sobral Pichorro, de novembro de 2021 a outubro de 2024, tendo posteriormente dedicado o seu tempo a um maior aprofundamento da Teologia e da espiritualidade sacerdotal.