Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Perto de 300 jovens da Diocese de Viseu, que participaram no Jubileu da Juventude, em Roma, sob o lema “A esperança em cada passo”, entre 28 de julho e 3 de agosto, regressaram “alegres e cheios de esperança”.

Uma certeza defendida pela Pastoral Juvenil da Diocese de Viseu, que acompanhou os vários grupos ao longo dos dias e que acredita que os vários momentos que marcaram o Jubileu, nomeadamente os vividos na presença do Papa Leão XIV, “ficarão para sempre na memória e no coração de cada um”.

“Foram dias intensos de partilha, experiência, reflexão e convívio, que permitiram aos jovens renovar a sua fé, sentirem-se parte integrante e ativa da Igreja e ter esperança no futuro. Neste Jubileu sentimo-nos prontos a olhar e a escutar com a fé de Cristo, que reúne e une e que, certamente, vai ser contagiante nas várias paróquias da nossa diocese”, realça o Padre Paulo Domingues, responsável pela Pastoral Juvenil na Diocese de Viseu.

Na visita surpresa feita aos jovens na Praça de São Pedro, na passada terça-feira, após a Eucaristia de abertura do Jubileu, presidida por D. Rino Fisichella, o Papa Leão XIV recordou-lhes que devem ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”, enaltecendo que “a amizade verdadeira é promotora de paz”. Assim, com frases simples, mas profundas, os jovens foram chamados a viver e a colocar em prática o conteúdo da sua experiência de encontro com o Senhor neste Jubileu. “Com a peregrinação jubilar e a passagem pela Porta Santa, os jovens tiveram a oportunidade de receber a indulgência plenária, após rezarem pelas intenções do Santo Padre, abeirarem-se do Sacramento da Reconciliação e participarem da Eucaristia” destaca o Padre Paulo Domingues.

O jovem Francisco Ferreira, natural da paróquia de Mangualde, que vai iniciar o estágio pastoral na Diocese de Viseu, destacou a “experiência riquíssima” que foi participar no Jubileu. “Tal como apelou o Papa Leão XIV, fui desafiado a viver com um maior compromisso e verdade as minhas relações de amizade com o outro e a tomar opções de vida enraizadas no Senhor Jesus. Durante a semana que passou, onde nos foi dado a experimentar vivências culturais e também espirituais, sinto que os dois conceitos que melhor podem definir este Jubileu são o de encontro e o de espanto. No âmbito do encontro, senti que pude aproximar-me mais do grupo com o qual participei neste Jubileu, no qual haviam pessoas que também já tinham participado comigo na JMJ de Lisboa, e, de igual forma, também senti uma experiência de encontro muito forte com o Senhor, principalmente quando visitámos o Túmulo de São Pedro e também o Túmulo de alguns dos seus sucessores, tais como o do Papa Bento XVI ou o do Papa Francisco. Foi também um Jubileu do espanto e da surpresa devido às inúmeras ocasiões em que as dificuldades, por meio da Esperança, deram lugar a momentos únicos e inesquecíveis para todo o grupo”, realça o jovem.

O próprio encontro com o Papa Leão durante a sua chegada a Tor Vergata foi também um momento que marcou os participantes. “Foi uma surpresa imensa quando reparamos que Ele se encontrava a passar mesmo à nossa frente, com um olhar terno que acolhia cada um no seu coração de Pai e Pastor”, recorda.

Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes, entre os mais de 146 países. “Ao longo da semana, os jovens rezaram, viveram a reconciliação, dialogaram com a cidade, participaram em atividades culturais e artísticas, encontraram jovens de todo o mundo e testemunharam o seu compromisso cristão com criatividade e alegria”, destacou o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), realçando a “alegria contagiante dos peregrinos”.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, acredita nos bons frutos desta peregrinação, agradecendo a todos “a coragem de participar”, apelando a “que se deixem contagiar pela esperança, num mundo sedento de paz e amor”.

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: