Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Para promover a maior glória de Deus, o bem espiritual e pastoral dos fiéis, prestando um melhor serviço ao Povo de Deus, em caminho sinodal com os seus pastores, atendendo às necessidades pastorais e procurando iluminá-las à luz da Palavra de Deus, dos ensinamentos do Concílio Vaticano II e das orientações do Documento Final do Sínodo de 2024, segundo a disponibilidade dos pastores e as necessidades das comunidades paroquiais e serviços diocesanos; e depois de consultar e ouvir os que fazem parte deste processo, procedeu-se ao discernimento espiritual e pastoral exigido para, no exercício do meu múnus, promover o maior bem de todos.

Havemos por bem fazer as seguintes nomeações:

CÚRIA DIOCESANA:

  • Cónego Carlos Martins Casal, Vigário-Geral da Diocese de Viseu, Moderador da Cúria, é reconduzido para fazer um segundo mandato por um período de cinco anos (2025-2030). Agradeço o trabalho realizado no anterior mandato. Mantém todos os outros cargos para que está nomeado.
  • Padre Jorge Carvalhal Pinto, Vigário-Geral-Adjunto da Diocese de Viseu, é reconduzido para fazer um segundo mandato por um período de cinco anos (2025-2030). Agradeço o trabalho realizado no anterior mandato. Mantém todos os outros cargos para que está nomeado.

SECRETARIADOS E SERVIÇOS DIOCESANOS:

  • Padre António Henrique Ribeiro de Sousa é nomeado responsável por um futuro Organismo Diocesano, que terá como objetivo administrar a Formação em Teologia, Pastoral e outras áreas de saber importantes para a Igreja Diocesana. Tem a missão de organizar durante este Ano Pastoral de 2025-2026 este Organismo importante para a vida da Diocese no campo da formação, que a seu tempo terá nome próprio e ereção canónica. É também nomeado Coordenador da Equipa da Pastoral do Ensino Superior de Viseu, num trabalho de comunhão, unidade e continuidade em colaboração com a Pastoral Juvenil e Vocacional.
  • Cónego António Jorge dos Santos Almeida continua responsável pela formação e missão de acompanhar os candidatos ao Diaconado Permanente, que este ano vão frequentar o Ano Propedêutico.

SECRETARIADO DA PASTORAL LITÚRGICA:

  • Cónego José Henrique Correia de Almeida Santos, Diretor do Secretariado da Liturgia, é reconduzido para fazer um segundo mandato, por cinco anos (2025-2030), com a Equipa nomeada.

SECRETARIADO DIOCESANO DO LAICADO, FAMÍLIA, MOVIMENTOS E OBRAS:

  • Padre José Cardoso de Almeida é nomeado responsável pelo Departamento do Laicado e Pastoral Familiar, com equipa a constituir por cinco anos (2025-2030);
  • Padre António Victor Amorim Portugal Martins, membro da Congregação dos Missionários Filhos do Coração de Maria, é reconduzido como responsável pelos Movimentos e Obras, a quem confiamos um segundo mandato por cinco anos (2025-2030).

Agradecemos aos sacerdotes e à equipa o trabalho realizado neste sector pastoral tão importante na vida da Igreja, ficando desvinculados do mesmo.

ASSISTENTE DIOCESANO DO CORPO NACIONAL DE ESCUTAS:

  • Padre José Luís Azevedo Fernandes, até agora Assistente Adjunto, é nomeado Assistente Diocesano do Escutismo Católico da Diocese. Agradecemos ao Padre Doutor Geraldo de Fátima Morujão todo o trabalho realizado como Assistente Diocesano do Escutismo Católico da Diocese ao longo de tantas décadas. Fica desvinculado deste múnus a partir da tomada de posse do novo Assistente Diocesano. Agradecemos ao Padre José Luís Azevedo Fernandes todo o trabalho realizado como Assistente Adjunto.

PÁROCOS E ADMINISTRADORES PAROQUIAIS:

ARCIPRESTADO DA BEIRA ALTA:

  • Padre António Manuel Sobral é nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Nelas, Senhorim e Vilar Seco. Acumula com as funções que desempenha como Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Diocesano.
  • Padre Ivan Babchuk é nomeado Administrador Paroquial de Carvalhal Redondo, continuando Capelão dos Cristãos imigrantes da Ucrânia. Agradecemos o trabalho realizado como Vigário Paroquial de Nelas, Senhorim, Carvalhal Redondo e Vilar Seco, ficando desvinculado das mesmas ao assumir as novas funções. Agradecemos também ao Padre Delfim Dias Cardoso todo o trabalho realizado nas paróquias de Nelas, Senhorim, Carvalhal Redondo e Vilar Seco ao longo de tantos anos. A seu pedido e por motivo de falta de saúde, fica desvinculado das mesmas a partir da tomada de posse dos seus sucessores.
  • Padre Constantino Hembe é nomeado Pároco das paróquias de Cunha Baixa e Mesquitela, cessando as funções de Vigário Paroquial das mesmas. Agradecemos ao Padre Paulo Jorge Figueiredo Domingues todo o trabalho realizado nestas comunidades. Agradecemos ao Padre Constantino Hembe todo o trabalho já realizado anteriormente nestas comunidades.
  • Padre Paulo Jorge Figueiredo Domingues é nomeado Cooperador Pastoral das Paróquias de Cunha Baixa e Mesquitela, continuando como Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial da Cunha Baixa.
  • Padre João Martins Marques continua como Cooperador Pastoral nas paróquias onde exerce o ministério sacerdotal, a quem agradecemos toda a sua disponibilidade.
  • Padre Arnaldo dos Prazeres Farinha, em missão na Diocese de Viseu e em cooperação missionária, com autorização do Bispo de Benguela, D. António Jaka, é nomeado Administrador Paroquial das paróquias de Espinho, Alcafache e Lobelhe do Mato, onde já se encontrava a colaborar com o Arcipreste, Padre Manuel José de Matos Clemente, até agora Administra dor Paroquial. Agradecemos a ambos todo o trabalho pastoral realizado e colaboração prestada.

ARCIPRESTADO DE LAFÕES:

  • Padre Eduardo José Henriques Abrantes é nomeado pároco das paróquias de Carvalhais, Candal, Vila Maior e São Félix. Agradecemos o trabalho realizado nas paróquias onde fez o seu estágio pastoral, como estagiário, diácono e sacerdote durante quatro meses, e onde foi ajudado a crescer e a caminhar para o sacerdócio. No seu primeiro ano como sacerdote e pároco será acompanhado pelo Cónego Mário Lopes Dias, com quem vai residir. Agradecemos ao Padre Cristóvão da Silva Cunha e ao Padre José Carlos dos Santos Bento, todo o trabalho realizado nas paróquias de Carvalhais e Candal, ficando desvinculados a partir da tomada de posse do novo pároco. O Padre José Carlos dos Santos Bento continua como Presidente do Centro de Promoção Social de Carvalhais. Agradecemos ao Cónego Mário Lopes Dias o trabalho realizado nas paróquias de Vila Maior e São Félix, das quais fica desvinculado com a tomada de posse do novo pároco.

ARCIPRESTADO DE VISEU URBANO:

  • Padre António Henrique Ribeiro de Sousa é nomeado pároco da paróquia de Repeses, na cidade de Viseu. Organizará a sua vida pastoral de acordo com o tempo disponível para dar continuidade à formação para o Doutoramento, em curso, na Universidade Gregoriana em Roma. Agradecemos ao Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas e Padre Jorge Carvalhal Pinto o trabalho realizado durante o último ano pastoral, ficando desvinculados da paróquia a partir da tomada de posse do novo pároco.

CAPELANIAS:

  • A Capelania do Mosteiro de Santa Beatriz da Silva em Viseu, a partir de outubro, fica a cargo da Comunidade dos Missionários Combonianos de Viseu. Agradecemos aos Missionários Combonianos e aos Frades Menores Conventuais, bem como a outros sacerdotes, a disponibilidade mostrada para servir espiritualmente o Mosteiro das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.
  • Padre António Henrique Ribeiro de Sousa é nomeado Capelão da Universidade Católica, Pólo de Viseu, e Capelão do Instituto Politécnico de Viseu. Agradecemos ao Frei José Carlos Cerdeira Matias e ao Padre Geraldo de Fátima Morujão o trabalho realizado ao serviço destas capelanias.

ESTÁGIOS PASTORAIS:

  • Diácono Alexandre Miguel Pereira Ribeiro é nomeado Cooperador Pastoral, na continuidade do seu estágio, nas paróquias de Campo de Besteiros, Guardão e Santiago de Besteiros, Arciprestado de Besteiros, confiadas ao Reverendo Padre João Luís Leão Zuzarte, que será o orientador do seu estágio, continuando a colaborar na Vigararia da Pastoral.
  • Acólito Francisco Marques Ferreira, depois de ter terminado o Curso de Teologia na UCP em Braga, irá realizar o seu estágio pastoral nas Paróquias de Sátão e Mioma, Arciprestado do Dão, confiadas ao Reverendo Padre José Cardoso de Almeida, que será o orientador do seu estágio, e coordenará o serviço a prestar no arciprestado, colaborando também nos Secretariados da Liturgia e da Juventude.
  • Acólito Tiago Filipe Quintela do Rio, depois de ter terminado o Curso de Teologia na UCP em Braga, irá realizar o seu estágio pastoral na paróquia de Rio de Loba, Arciprestado de Viseu Urbano, confiada ao Reverendo Padre José Henrique Correia de Almeida Santos, que será o seu orientador de estágio, colaborando também na Pastoral do Ensino Superior, no Secretariado das Vocações e Pré-Seminário.

Informamos que, a partir do mês de setembro, vamos receber com alegria, esperança, confiança e gratidão uma comunidade de consagradas da Obra de Maria, membros do Movimento dos Focolares, para trabalhar pastoralmente na Diocese.

Os Frades Menores Conventuais (Franciscanos), que durante décadas estiveram sediados na Igreja dos Terceiros, na cidade de Viseu, no início do mês de outubro, deixarão de estar ao serviço da Diocese. Agradecemos-lhes todo o bem espiritual semeado através do serviço pastoral realizado.

Neste Ano Santo Jubilar, vivido sob o lema “Peregrinos de Esperança”, somos convidados a construir uma Igreja renova da pela ação do Espírito Santo. Aproveito esta oportunidade para agradecer aos sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados e leigos, todo o empenho que têm dedicado à renovação das paróquias e comunidades, num esforço de todos juntos trabalharmos na sementeira do Evangelho. Peço às comunidades, principalmente aos agentes pastorais, que se despedem dos seus pastores, com quem colaboraram, para acolherem bem os novos párocos e responsáveis de serviços. Na Igreja todos somos corresponsáveis pelo bem das nossas comunidades e serviços e, por isso, devemos acolher com critérios do Evangelho todos os que são enviados como “discípulos missionários”.

Confiamos à proteção da Santíssima Virgem, Mãe da Igreja, de São José, de São Teotónio e da Beata Rita Amada de Jesus, os sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos envolvidos nas nomeações agora tornadas públicas. Rezemos por todos os que colaboraram com a sua fé, disponibilidade e obediência no projeto de Deus. As mudanças são úteis e necessárias para a renovação da Igreja. Abramos o nosso coração ao Espírito Santo, confiemos na “Esperança, que não engana” e compreendamos as mudanças como decisões assumidas na oração, na fé e na caridade para prosseguirmos o caminho em direção à meta, da conversão pessoal e pastoral, que como batizados somos chamados a viver, procurando o maior bem da Igreja e da nossa Diocese de Viseu.

Memória Litúrgica de São João Eudes.

Viseu, 19 de agosto de 2025

+António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

Pe. Alcides Fernando Tavares Vilarinho, Chanceler

CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: