O Bispo de Viseu, D. António Luciano, em comunhão com todo o povo cristão desta Diocese, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de D. Teodoro de Faria, de 94 anos, Bispo Emérito do Funchal, ocorrido no passado sábado.
D. António Luciano apresenta sentidas condolências à família de D. Teodoro de Faria, ao Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e ao Bispo Emérito, D. António Carrilho, pela partida deste irmão para a Casa do Pai. Foi um Sacerdote e Bispo zeloso, à imagem do Bom Pastor, que com sabedoria divina procurou viver toda a sua vida ao serviço dos irmãos, iluminado pela Palavra de Deus, que se tornou presente em todas as dimensões da sua ação pastoral.
O Bispo de Viseu recorda o Prelado com grande estima, a quem Deus concedeu uma vida longa. Era amigo de todos, em proximidade, tendo o seu ministério episcopal sido vivido com alegria e coragem ao serviço do povo do Arquipélago da Madeira.
D. António Luciano pede aos sacerdotes e a todos os diocesanos que rezem pelo seu eterno descanso, lembrando-o nas celebrações, e pedindo também a Deus, por sua intercessão, o aumento de novas vocações sacerdotais para a Igreja.
D. Teodoro de Faria foi Bispo do Funchal entre 1982 e 2008. Estudou na Universidade Gregoriana, em Roma, no Pontifício Instituto Bíblico e na École Biblique et Archeologique de Jerusalém, e foi reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 1976 e 1982.
Foi ordenado Bispo, em Roma, no dia 16 de maio de 1982. No mesmo ano, entrou na Diocese do Funchal sucedendo ao Bispo D. Francisco Santana.
A missa das exéquias será celebrada amanhã, dia 26 de agosto, na Catedral do Funchal, às 11h00, presidida por D. Nuno Brás, e será sepultado no jazigo daquela diocese, no Cemitério de São Martinho.