A Igreja de Lamas, na paróquia de Ferreira de Aves, concelho do Sátão, celebrou 50 anos da sua dedicação ao culto e consagração do altar, com Eucaristia presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, na tarde de ontem, 24 de agosto.
Na homilia, o Bispo enalteceu a importância desta data, tão significativa para a comunidade, realçando o espírito de comunhão, gratidão e renovação da fé ao longo destas cinco décadas. “Este é um dia grande de festa para esta paróquia, de um modo especial para esta comunidade cristã de Lamas, com a celebração do 50.º ano da construção desta igreja, da sua dedicação e consagração ao altar”, começou por referir o Bispo.
Esta igreja foi construída no lugar onde existia uma pequena capela dedicada a Santo Amaro, tendo na altura sido benzida e consagrada pelo Bispo de então, D. José Pedro da Silva.
As leituras na Eucaristia foram alusivas à consagração e dedicação deste templo do Senhor. “Entramos na Igreja com a vivência do dom da fé, pela porta do Batismo, que é Cristo”, realçou o Bispo, destacando “que o amor e serviço à Igreja devem ser vividos na fé com zelo e no apostolado deve existir a grandeza da nossa vocação e missão como cristãos”.
Referindo-se à missão da Igreja Universal, o Bispo lembrou a “Lumen Gentium”, explanando as várias referências feitas, nomeadamente: redil, rebanho, campo de Deus, vinha do Senhor, construção de Deus, casa de Deus, esposa de Cristo, Corpo Místico de Cristo e Povo Santo de Deus em peregrinação para a Casa do Pai.
O Prelado referiu, ainda, a figura da Igreja como “modelo do nosso caminho para Deus, lembrando que ela é sempre um mistério de salvação, visível na vida dos fiéis. Por isso, a Igreja é santa porque é animada pelo Espírito Santo e é pecadora porque os fiéis são chamados permanentemente à conversão e a viver o verdadeiro caminho de santidade”.
“Esta festa desafia-nos a sermos a Igreja viva, tornando-nos semeadores da graça, construtores da paz, animadores da esperança, vivida com alegria e repleta de dons jubilares”, acrescentou.
Neste Ano Jubilar da Esperança, o Bispo invocou na celebração a proteção de Santa Maria, Mãe da Igreja, Senhora da nossa Esperança, Rainha da Paz, venerada nesta Igreja com o título de Nossa Senhora da Graça, sendo o seu patrono Santo Amaro.
D. António Luciano terminou a homilia felicitando todos os envolvidos e a comunidade local. “Parabéns à paróquia de Ferreira de Aves, à comunidade cristã de Lamas e a todos os que se empenharam na construção deste templo, sinal da fé, da esperança e da caridade vividas nesta igreja. Sejamos a Igreja viva em construção e renovação, semeando esperança da palavra de Deus no nosso mundo”, concluiu.
A celebração contou com a presença de um grande número de fiéis e do Executivo Municipal do Sátão e Junta de Freguesia de Ferreira de Aves.
A concelebrar estiveram presentes o Padre Ermelindo Ramos, pároco de Ferreira de Aves, o Padre Nuno Amador, pároco emérito, o Padre Jorge Gomes, Arcipreste do Dão, o Padre José Cardoso, pároco do Sátão, o Padre António Rodrigues, pároco no concelho, o diácono Alexandre Ribeiro e o acólito Francisco Ferreira.