A Igreja Matriz de Figueiredo de Alva, em São Pedro do Sul, recebeu a 6 de setembro, 13 jovens e adultos, não só da paróquia, mas de mais oito paróquias do concelho de Arouca (Aveiro), para a celebração do Sacramento da Confirmação, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano.
O Padre Pedro Leitão, responsável pela Paróquia de Figueiredo de Alva, explicou que a maioria dos crismados são jovens que terminaram o 10º ano da Catequese, mas destacou a presença de adultos que se “propuseram” receber o Sacramento da Confirmação, alguns deles com mais de 50 anos. “São pessoas que não o fizeram na altura devida, porque antes o Crisma acontecia de dez em dez anos”, explicou. O sacerdote lembrou ainda que essa nova realidade de estarem a ser crismadas bastantes pessoas já em idade adulta, resulta de uma “abertura” da Diocese.
“Com os dons do Espírito Santo somos convidados a seguir e a imitar Jesus no seu caminho para o Pai”, lembrou o Bispo da Diocese, durante a homilia.
Aos crismados, D. António Luciano pediu “alegria”, “disponibilidade” e entrega tal como Jesus, e recordou os seus ensinamentos nos mistérios do Reino, nomeadamente que não basta fazer os alicerces também é preciso concluir, para aconselhar que na caminhada de fé de um crismado é importante dar “tudo sem reserva”, mesmo no meio das dificuldades e provações: “Apliquemos esse principio à nossa vida e até à nossa caminhada de fé para o crisma: precisamos de dar tudo sem reserva, a liberdade interior, a disponibilidade de tempo, a libertação do mal, a fé assumida com responsabilidade evangélica, para dizer: é isto que eu quero, este caminho de jovem e adulto cristão, que se prepara com alegria para receber o sacramento do Crisma”.