Ao longo deste último fim de semana, de 26 a 28 de setembro, alguns catequistas da Diocese de Viseu, entre eles o diretor do Secretariado da Educação Cristã de Viseu (SDEC), Abel Dias, o Padre José Almeida e o diácono Alexandre Ribeiro, participaram no Jubileu dos Catequistas, em Roma.
Segundo Abel Dias, o Jubileu serviu “para reavivar a esperança para superar os desafios que a catequese e a educação cristã enfrentam nos dias de hoje”.
Este encontro, que reuniu mais de 20 mil catequistas de 115 países, sendo 800 de Portugal, teve como momentos altos a audiência com o Papa Leão XIV, as peregrinações às Portas Santas da Basílica de São Pedro e da Basílica de São Paulo Fora de Muros, a vigília de oração e a instituição de novos catequistas.
O Papa convidou os peregrinos a “servir generosamente a Igreja, irradiando esperança”. “Ao instruir outras pessoas na fé, tenham em mente a importância de ensiná-las a cultivar um relacionamento com Jesus. Que o Seu amor reavive em todos nós a esperança que não dececiona. Deus abençoe todos”, pediu Leão XIV.