O Bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o Sacramento do Crisma a 36 crismandos na Igreja de Oliveira do Conde (Carregal do Sal), no sábado, dia 11 de outubro, e no domingo, dia 12, na Igreja de Campo de Madalena (Viseu) a 27 jovens.
Nas duas celebrações, o Bispo congratulou-se com o número de crismandos presentes e realçou a importância da caminhada de cada um, através da catequese e da preparação espiritual, para receberem este Sacramento da Confirmação, onde os batizados são fortalecidos pelos sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e o temor de Deus.
Nas homilias, a partir da Palavra de Deus, D. António Luciano realçou a importância deste mês de outubro, “mês missionário e do rosário”, celebrado sob o lema “A Esperança não engana”. “A esperança é a promessa da salvação, de um amanhã melhor, de um futuro feliz e libertador. A sua fonte está em Cristo, crucificado e ressuscitado. A esperança é uma fonte de fortaleza. Dá-nos força interior para preservar nas tribulações e aguardar, com paciência e alegria, o futuro que Deus tem preparado para cada um de nós”, sublinhou o Bispo.
Dirigindo-se às assembleias presentes, a partir da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, intitulada ‘Missionários de esperança entre os povos’, D. António Luciano enalteceu que “todos são portadores e construtores da esperança” e que podem renovar “a missão da esperança, através da oração, da escuta, da palavra, dos sacramentos, da Eucaristia e da prática da caridade”.
O Prelado felicitou os crismados, pais, padrinhos, catequistas, párocos, paróquias e as assembleias presentes, a quem desejou as maiores felicidades, pedindo aos crismados que sejam fiéis ao compromisso assumido, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo.
Fotografias disponíveis na página do Facebook.