No dia 19 de outubro, domingo à tarde, decorreu a habitual Assembleia Diocesana das Conferências Vicentinas, no Quartel da Paz, sito no Complexo da Paróquia de S. José, em Viseu. Estiveram presentes algumas dezenas de vicentinos e vicentinas representando as diversas Conferências da diocese.
Pelas 14h30, iniciou-se a Assembleia, com a oração da Regra e palavras de boas vindas da presidente do Conselho Central, Dulcinia Ribeiro.
Após este início dos trabalhos, teve lugar um momento de reconhecimento do trabalho vicentino realizado pela Conferência de S. Simão, da Paróquia de Rio de Loba. Realçou-se a sua dedicação, ao longo de várias décadas, a favor dos mais desfavorecidos, tendo-se lembrado os diversos presidentes e respetivas mesas.
O Padre José Alves, Assistente Espiritual, foi o orador convidado para este encontro e debruçou-se sobre algumas passagens do pensamento de Frederico Ozanam, apresentando-o como percursor da Doutrina Social da Igreja. Ozanam, na sua ação vicentina, deixou-se envolver pelo “princípio da misericórdia” e defendeu que a esmola e o donativo devem ser libertadores para as pessoas – que as façam dar o salto para uma vida digna de cidadão. Defendeu ainda a educação e o trabalho como forças libertadoras da pobreza, apelando para que se criassem condições para a existência de uma verdadeira democracia onde os problemas dos trabalhadores não fossem ignorados.
Pelas 16h00, celebrou-se a Eucaristia na Igreja da Sehora da Conceição, presidida pelo Padre José Alves. Durante a homilia, o celebrante lembrou os valores da espiritualidade vicentina e incentivou os presentes a praticá-los. A cerimónia decorreu num ambiente de familiaridade em que todos participaram.
Finalizou-se com um agradável convívio e ágape fraterno com muita alegria e boa disposição.