Foi com entusiasmo, mas também com grandes dúvidas, que em Moselos, na Paróquia de Campo de Madalena, se iniciou a iniciativa “Missão Popular Vicentina”, de 19 de outubro a 2 de novembro. Com dúvidas, por não sabermos ao certo o que nos esperava, mas com vontade de abraçar novas experiências. Acreditando que esta missão nos ajudaria a desenvolver a consciência de que somos Comunidade de Fé que se reúne para melhor conhecer Jesus Cristo e tentar segui-lo na vida quotidiana para chegar até ao Pai.
Ao longo de 4 noites, 7 grupos de pessoas de todas as faixas etárias e de diversos quadrantes sociais, reuniram-se em casas particulares à volta de uma mesa. Discutiram, ouviram, falaram abertamente sobre o cristão de ontem e sobretudo de hoje e rezaram. Um pouco à imagem das primeiras comunidades cristãs, a Missão Popular Vicentina desenvolve-se em pequenos grupos, de forma mais intimista, permitindo diálogos mais simples e familiares. Assim, esta partilha evangelizadora torna-se mais efetiva e perdura no seio do grupo.
Inicialmente, foram constituídos 6 grupos em casas diferentes. Contudo, num dos grupos foi possível a presença dos seus filhos e levou à criação de um sétimo grupo, este apenas de crianças até aos 13 anos. Os temas abordados ao longo da primeira semana foram transversais; iniciámos com “A religião preocupa-nos? Ela o que é?”. Coloca a(s) religião(ões) no centro da história da humanidade e hoje o que ela é para nós – será que nos ajuda a crescer, dá-nos alegria ou se se tornou um fardo…
Na segunda noite, o tema “Jesus, o Filho de Maria é o Redentor” fez-nos refletir sobre a importância de Jesus na história em todos os campos (tradições, arte, educação, saúde, costumes etc..), quem foi Jesus, será que o conhecemos? Podemos segui-lo sem o conhecer?
No terceiro encontro, abordámos o tema “Maria, Mãe da Família Cristã”, um tema muito amado por todos. Discutiu-se sobre a importância de uma Mãe muito especial, por isso invocada sob inúmeros títulos um pouco por todo o lado, tornou-se o modelo de muitas comunidades cristãs que viram n’Ela o caminho perfeito para chegar a Deus.
No último dia da primeira semana, falámos do tema “Nós, que cremos em Jesus, formamos uma grande família” e aí questionámos o nosso papel na Igreja desde o Batismo.
O resultado destes 7 grupos foi apresentado na Celebração Dominical, na Igreja de Moselos, onde cada grupo teve a oportunidade de partilhar um pouco da sua vivência com toda a comunidade local.
Na segunda semana, foi um encontro diário numa Eucaristia aberta à comunidade, direcionada para um tema diferente por dia. Na primeira noite, dedicado ao tema “Deus Fala Connosco”, simbolizado pela Bíblia Sagrada; na terça-feira, o tema “Creio em Jesus Cristo, Luz do Mundo”, simbolicamente representado pela vela do Batismo. Na quarta-feira, o tema “Creio na Igreja”, representado pela Água. Na quinta-feira, foi a “Celebração das Famílias”, valorizando o papel das famílias, de modo particular os casais, simbolizado por duas alianças. Na sexta-feira, chegou o momento da “Reconciliação”, representado pelo Fogo, permitindo o sacramento da confissão. No sábado, foi “Maria, a Estrela da Evangelização” e com a sua imagem foi possível fazer uma pequena procissão das velas pelas ruas da aldeia, acompanhada por cânticos e orações marianas.
“Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20,21)
Estes 15 dias encerraram em plena Eucaristia Dominical, com testemunhos e compromissos, visto que todos os grupos optaram por continuar este caminho de evangelização familiar de uma forma regular, dentro dos mesmos moldes.
Em jeito de conclusão, esta experiência foi muito especial para uma grande parte dos participantes, com testemunhos que demonstram entrega e felicidade, mesmo junto dos mais jovens. A presença dos diversos membros da Comunidade Vicentina residente na Paróquia foi essencial para que este projeto visse a luz do dia e assim possa também continuar.
A Missão Popular Vicentina é uma ação extraordinária do Espírito Santo realizada na Comunidade paroquial e dinamizada pela Congregação da Missão (Padres Vicentinos) que tem como finalidades: evangelizar a Comunidade; despertar as forças evangelizadoras; procurar que os leigos se tornem ativos e participantes; educar a Comunidade no sentido da justiça e da solidariedade.
Contribui para o crescimento da Igreja em três dimensões fundamentais: Comunhão, Povo de Deus e Corpo de Cristo. Esta Igreja, animada pelo Espírito Santo e servida pelos vários dons ou carismas/ministérios que Ele Lhe confere, anuncia o Reino de Deus.
A missão popular, inspirada pelo testemunho das primeiras comunidades cristãs que se reuniam em casas particulares e eram assíduas ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fração do pão e às orações (At 2,42), tem como objetivo criar grupos de reflexão cristã e catequese de adultos sob a orientação dos próprios leigos e com o acompanhamento do pároco.
Acreditamos que a Missão é um instrumento de evangelização e de renovação das estruturas paroquiais que ajudará muito a colocar em prática o princípio da sinodalidade.
Comunidade de Moselos (Paróquia do Campo)