Num diálogo misterioso profundo entre a escuta de Deus ― em quem tem início qualquer vocação ― e a resposta humana, a vocação ao presbiterado, por ser dom de Deus para a humanidade, requer que se realize na verdade e na liberdade. Cada uma das etapas que a seguir se sintetiza propõem-se não como um mero suceder de experiências letivas (não bastando passar de ano), mas de uma aquisição de consequências práticas que garantam uma vivência madura do acolhimento da graça presbiteral contida no Sacramento da Ordem e no acolhimento fraterno do Presbitério Diocesano. Esta nova forma de enunciar as etapas é-nos sugerida pela Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis do DICASTÉRIO PARA O CLERO, intitulada “o Dom da Vocação Presbiteral”.

NA DIOCESE:

1.  Sensibilização da vocação a ser padre ao largo da diocese

2. Pré-Seminário (pelo menos um ano)

NO SEMINÁRIO INTERDIOCESANO DE S. JOSÉ, EM BRAGA:

3. Propedêutico (um ano)

4. Etapa do Discipulado (dois anos)

5. Etapa da Configuração (quatro anos)

NA DIOCESE:

6.  Etapa da Pastoral (estágio) ou Síntese Vocacional