JMJ2016 de Cracóvia; Lar em Dornelas; Crismas em Santiago de Cassurrães; Dia da Rádio – Emissora das Beiras; Padroeira da Catedral.

Da nossa Diocese de Viseu foram muitas as dezenas de jovens que participaram na JMJ de Cracóvia. Acompanhados pelo Diretor Diocesano – Cón. António Jorge – e por mais 6 sacerdotes, estiveram e viveram aqueles dias intensos, na última semana de Julho. D. Ilídio considera que “muito se espera do testemunho e da prática destes valentes que, dinamizados pelo Papa Francisco, pela memória de S. João Paulo II e pela Misericórdia de Deus, para a vida da nossa Igreja de Viseu”. Na noite do passado dia 9, o Bispo encontrou-se com um grupo desses jovens, trocando impressões sobre o futuro.

No início da tarde de 10 de Agosto, D. Ilídio deslocou-se a Dornelas, para a bênção e inauguração de um novo Lar de Idosos, do Centro Social e Paroquial. É ali pároco, o Pe. Paulo Alexandre Albuquerque Gouveia. Presentes representantes de diversas Instituições do Governo e do Distrito e muitas pessoas da paróquia, além das pessoas que já vivem nesta Instituição, agora inaugurada.

Na tarde do dia 13, D. Ilídio deslocou-se à Paróquia de Santiago de Cassurrães, onde crismou 29 jovens, quase todos daquela Comunidade, sendo alguns de Póvoa de Cervães, paróquia também confiada ao mesmo Pároco – Pe. Celestino Ferreira. Neste dia, o Bispo lembrou os 50 anos de paroquialidade em Santiago de Cassurrães do Pe. Celestino, provocando na assembleia cristã um “sentido agradecimento com uma grande salva de palmas”.

Na manhã de ontem, dia 14, D. Ilídio deslocou-se ao parque da Vila do Caramulo, onde presidiu à Eucaristia, a pedido dos responsáveis da Rádio Emissora das Beiras. Concelebrou o Pe. Marco Cabral. Esta festa/encontro dos Amigos da Emissora das Beiras atrai muitas pessoas, maioritariamente ouvintes desta rádio, que emitindo em FM 91.2, cobre a quase totalidade da Região Centro e é escutada em todo o Mundo, através da rede internet.

Como é tradicional, D. Ilídio presidiu hoje, dia 15 de Agosto, à Solene Eucaristia de Nossa Senhora da Assunção – Padroeira da Catedral com o título de Nossa Senhora do Altar-Mor. A celebração teve lugar às 11:00 horas. Neste ano, esta Solenidade teve sentido especial, depois de celebrados os 500 anos da sua Dedicação, no passado dia 23 de Julho.

G.I.

CategoryBispo