Lamentando “sofrimento e destruição de vidas e de bens”, D. Ilídio considera que tudo isso seria evitado “se houvesse mais civismo, mais respeito, mais educação, mais valores humanos e solidários”. Numa Nota do Pastor, que publicamos na íntegra, o nosso Bispo constata “não haver grande capacidade (vontade?) de inovar as respostas de prevenção e de ataque a tamanhos flagelos”.

NOTA DO PASTOR

Solidariedade e Civismo precisam-se!

O Verão muito prolongado traz-nos, anualmente, dias de seca e de fogo. Mais uma vez, nos incêndios deste ano, estamos a lamentar vidas perdidas, riquezas destruídas, preocupações e sofrimentos de muitas pessoas e famílias. Mais uma vez, todos devemos agradecer o sacrifício e generosidade dos Bombeiros e a solidariedade de tantas Pessoas que, em ajuda amiga, tudo fazem para minorar os estragos.

Vários são os distritos, os concelhos e as aldeias que têm sido atacados pelo fogo inclemente. Também Viseu, em vários concelhos e em muitas aldeias, tem sofrido – ano após ano, com este terrível flagelo. Muito sofrimento e destruição de vidas e de bens eram dispensáveis, se houvesse mais civismo, mais respeito, mais educação, mais valores humanos e solidários. Nada justifica esta destruição, ano após ano, constatando-se não haver grande capacidade (vontade?) de inovar as respostas de prevenção e de ataque a tamanhos flagelos.

A Cáritas Nacional e Diocesana, muitas outras Instituições e muitas Pessoas, têm estado na primeira linha da solidariedade, nas respostas positivas a esta causa. Um bem-haja solidário e agradecido a todos: Bombeiros, Populares, Cáritas, Instituições de Solidariedade, Pessoas solidárias… Uma palavra muito sentida, amiga e fraterna, a todas as Instituições e a todas as Pessoas que têm sido vítimas de tamanhos ataques à justiça social e ao bem público.

Faço votos de que a terrível lição, tão repetida anualmente, seja aprendida e posta em prática: pelo Governo, pelas Autarquias, pelas Escolas, pelas Famílias, pelas Instituições, por todos nós! Todos ganharemos, teremos melhores férias e diremos, em ação de graças com o Papa Francisco – «Laudato Si».

Bispo Ilídio – de Viseu

CategoryBispo