Por toda a diocese, são inúmeras as celebrações religiosas dedicadas à Virgem Maria, animando as comunidades cristãs, que assim expressam a sua devoção à Mãe da Igreja.

Na Catedral, Igreja-Mãe de todas as Igrejas diocesanas, amanhã, celebra-se com brilho a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, a Senhora do Altar-mor.

Às 11:00 horas, D. Ilídio presidirá à solene Eucaristia, em honra da Padroeira da Catedral, que costuma encher-se de fiéis, em grande manifestação de fé e devoção àquela que trouxe o Salvador e, após a sua morte, foi elevada à glória celestial, em corpo e alma.

O dia 15 de agosto, dia em que a Igreja Católica assinala a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, é dia feriado, marcando grande mobilidade humana, em tempo de férias. Sob inúmeras outras invocações, a Virgem Maria é honrada, com grande concentração de fiéis, em festividades simplesmente litúrgicas, ou também com festividades populares, incluindo procissões e arraiais, proporcionando convívio e grande animação humana.

O dogma da Assunção da Virgem Maria foi solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 e é celebrado há vários séculos como feriado em Portugal.

Pio XII, na constituição apostólica ‘Munificentissimus Deus’, explicou a definição do dogma para a fé católica da Assunção de Maria e referiu: “Declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

G.I.

CategoryDiocese