Festas de Nossa Senhora do Monte sem «animação exterior» em sinal de luto.

O Funchal celebra este ano a festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da diocese madeirense, sem qualquer “animação exterior” como sinal de luto pelas vítimas dos recentes incêndios na ilha.

“As graves consequências dos incêndios que nestes últimos dias assolaram a nossa ilha, sobretudo a cidade do Funchal, provocando vítimas mortais, vários feridos e elevadas perdas materiais, impõem um momento de recolhimento e oração em sinal de comunhão com todas as pessoas atingidas”, refere o pároco de Nossa Senhora do Monte, padre Giselo Andrade, em comunicado.

A nota, divulgada pela página da Diocese do Funchal na internet, justifica assim a decisão de “cancelar a animação exterior tradicional da festa do Monte”, mantendo-se as celebrações litúrgicas.

O sacerdote sublinha que as celebrações religiosas dedicadas a Nossa Senhora do Monte “constituem uma expressão de fé do povo madeirense e um momento de louvor a Maria Santíssima”, que se tem repetido nos “momentos mais difíceis” da história da região.

Este domingo, véspera da festa, a imagem de Nossa Senhora do Monte será colocada à veneração dos fiéis no cruzeiro da igreja, até à meia-noite.

Já na segunda-feira, como é tradição, vai ser celebrada a ‘Missa dos romeiros’ antes da Eucaristia Solene presidida pelo bispo do Funchal, D. António Carrilho, seguindo-se a procissão de Nossa Senhora.

“Conto com a participação dos fiéis nestas celebrações dedicadas à Padroeira. Nunca como agora a presença de todos é necessária, enquanto sinal de esperança e proximidade para com os que mais foram afetados pelos incêndios”, conclui o pároco do Monte, cidade do Funchal.

A festa anual do 15 de agosto tem raízes na aparição de uma pequena imagem de Nossa Senhora e reúne peregrinos de todo o arquipélago, bem como madeirenses na diáspora.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryBispo