Secretário da Congregação para a Educação Católica, na homilia da Missa de 12 agosto, no Santuário de Fátima, dedicada aos migrantes e refugiados.

O secretário da Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, afirmou esta sexta-feira que a mensagem de Fátima é uma “escola de caridade” e desafia a “escancarar” as portas a quem procura “paz, amor, pão, esperança”.

“Não se pode vir a Fátima à procura de um pouco de alegria e de paz só para si. A mensagem da Senhora convida a ir ao encontro dos irmãos e torna-se escola de caridade e de serviço ao próximo”, disse D. Ângelo Vincenzo Zani na homilia da Missa de 12 de agosto, após a Procissão das Velas, no Santuário da Cova da Iria.

Para o bispo italiano, a “forte experiência de Deus” que se faz no Santuário de Fátima “torna-se fonte de vida na caridade”.

“A comunidade cristã, consciente de que é em si mesma peregrina, deve abrir – melhor, deve escancarar! – as portas aos peregrinos que procuram paz, amor, pão, esperança!”, afirmou.

O secretário da Congregação para a Educação Católica preside à peregrinação de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima, que tem por tema “Alegrai-vos no Senhor”, que integra a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado.

Na homilia da Missa “pelos refugiados e exilados”, na noite do dia 12 de agosto, D. Ângelo Vincenzo Zani disse que todos são, “de algum modo”, “migrantes, exilados e estrangeiros”, como o foi a família de Jesus quando teve de fugir para o Egipto.

“Jesus e sua família fizeram uma experiência semelhante à de tantas famílias de hoje, forçadas a abandonar as suas casas e a terra natal, por falta de trabalho ou para se proteger da violência por razões étnicas ou religiosas”, lembrou.

O bispo Vincenzo Zani lembrou “as provas” de quem está “longe de casa”, as necessidades de todas as pessoas se sentirem “mais perto de cada próximo” e lembrou que o tema escolhido pelos bispos de Portugal para esta peregrinação – “Emigrantes e refugiados: o rosto da misericórdia” – mostra “o rosto da Misericórdia na difícil situação de muitas pessoas”.

“Esta peregrinação mariana de Agosto, dedicada aos migrantes e refugiados, ajuda a animar a nossa esperança, a fortalecer a nossa fé, a reavivar a nossa caridade!”, sublinhou o secretário da Congregação para a Educação Católica.

D. Ângelo Vincenzo Zani preside este sábado à Missa conclusiva da peregrinação de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima, durante a qual, no momento do ofertório, muitos peregrinos entregam trigo destinado ao fabrico de hóstias nas celebrações do Santuário, repetindo um gesto que um grupo da Juventude Agrária Católica da Diocese de Leiria iniciou em 1940.

G.I./Ecclesia:PR

CategoryFátima