“Fátima ajuda-nos a ler a história e a ver que é possível mudá-la a partir de dentro”, disse Secretário da Congregação para a Educação Católica no Santuário da Cova da Iria.

O secretário da Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé, afirmou hoje que a Mensagem de Fátima ajuda a “ler a história” no contexto de uma “terceira guerra mundial em pedaços” e a “mudá-la a partir de dentro”.

“Fátima ajuda-nos a ler a história e a ver que é possível mudá-la ra partir de dentro, com a força que vem do alto”, disse D. Ângelo Vincenzo Zani na homilia da Missa de 13 de agosto.

O secretário da Congregação para a Educação Católica preside à Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 Agosto ao Santuário de Fátima, onde se celebra a Peregrinação Nacional dos Migrantes e Refugiados, integrada na 44ª Semana Nacional de Migrações.

D. Vincenzo Zani disse, referindo o parecer do Papa Francisco, que está em curso uma “terceira guerra mundial em pedaços” e que o “mundo sofre novos processos de mudança que questionam a religião e o papel da Igreja”.

“O que Nossa Senhora disse aos pastorinhos há quase um século continua ainda muito atual”, referiu o bispo italiano, afirmando a atualidade do “apelo à conversão, à oração e à penitência”.

“Converter o coração e a mente, através da oração e da penitência, significa começar a construir a paz dentro de cada um de nós, para despertar a consciência da nossa vocação a construir o bem”, disse o secretário da Congregação para a Educação Católica.

“Trata-se de fixar, na nossa mente e no nosso coração, o plano de Deus na história da salvação e tornar-se seus colaboradores, protagonistas concretos e criativos na construção de um mundo novo”, sublinhou.

Na Peregrinação Nacional dos Migrantes e Refugiados ao Santuário de Fátima, D. Vincenzo Zani saudou “os emigrantes portugueses dispersos pelo mundo”, os “trabalhadores imigrantes em Portugal” e os “refugiados à procura de paz e liberdade” e referiu que em Fátima todos são “irmãos na mesma fé em Cristo”.

G.I./Ecclesia:PR

CategoryFátima