Na manhã de ontem, os dez diáconos permanentes da nossa diocese, estiveram reunidos no Seminário Maior, para uma reflexão sobre “a diversidade da diaconia na Igreja”.

A reflexão foi orientada pelo Cón. António Jorge, Vigário para o Clero e Reitor do Seminário.

Depois de rezarem a Hora Intermédia, os participantes colocaram algumas questões práticas sobre o modo de bem realizar o serviço litúrgico. Num segundo momento, após o café, o Cón. António Jorge desenvolveu o tema “a diversidade da diaconia na Igreja”, numa síntese dos documentos conciliares e do Directório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes.

Juntamente com a “Martyria” e a “Leiturgia”, a “Diakonia” é uma das dimensões fundamentais que a Igreja, dentro da sua identidade e missão, é chamada a fazer, lembrou o formador.

A dimensão de serviço interno à comunhão e a dimensão do serviço fraterno no mundo estão abrangidas no significado da palavra diaconia, que não apela ao mero funcionalismo, mas ao testemunho pessoal de disponibilidade para servir.

Com a “entrega do Evangeliário”, no rito da ordenação, o diácono recebeu o mandato de anunciar o Evangelho, pregando a Palavra, orientando a catequese, cooperando na nova evangelização e abrindo-se à actividade missionária, frisou o formador, com base no Directório.

Salientou também que o diácono “é ministro ordinário do Baptismo” e que o serviço da caridade inclui “a área da educação, a animação dos oratórios, os grupos eclesiais de jovens e das profissões laicais, a promoção da vida em todas as fases da transformação do mundo segundo a ordem cristã”.

Concluiu lembrando que “as múltiplas facetas que este ministério pode assumir são da única e exclusiva competência do bispo diocesano, que as deve discernir conforme as necessidades da pastoral”.

D. Ilídio Leandro juntou-se ao grupo, no final da manhã e partilhou o almoço, último momento deste encontro de formação, que serviu também para cada um falar da sua experiência pastoral no terreno. Despertou especial interesse o testemunho do João Pinto, que emigrou para a Alemanha, aí estando a trabalhar e a fazer a sua integração numa paróquia de Frankfurt, onde já foi apresentado à comunidade.

O Cón. António Jorge informou também que a formação para um novo grupo de diáconos permanentes irá iniciar-se em Outubro, no âmbito da Escola da Fé.

“Como fazer com que o serviço da diaconia esteja, também, “em saída”, ao encontro das necessidades reais?” foi a questão proposta para reflexão de cada um, até ao próximo encontro.

G.I.

CategoryBispo, Diocese, Igreja