Grupos linguísticos traduziram vivências locais e perspetivaram caminhos de trabalho.

O 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional terminou ontem os seus trabalhos com o reconhecimento da atualidade da mensagem de Fátima, sublinhando a proposta de conversão e a resposta a problemas sociais.

A sessão conclusiva dos cinco dias do congresso aconteceu ao final da manhã e foi feita pelos diferentes grupos linguísticos, segundo informa um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O grupo da Ásia e Oceânia, que trabalha numa região onde há 3% de população católica, concluiu que a complexidade da teologia sublinha o efeito transformador da mensagem de Fátima.

O grupo alemão apontou o papel fundamental que a devoção aos cinco primeiros sábados têm na Polónia, bem como o testemunho de S. João Paulo II na perspetiva de futuro devocional.

As comunidades brasileiras “têm um grande amor e fidelidade à mensagem de Fátima, «os ecos da mensagem de Fátima encontram um profundo acolhimento na América Latina»”, pode ler-se nas conclusões do grupo Luso-brasileiro.

Para o grupo croata o objetivo da mensagem de Fátima é “espiritual e ilumina o caminho do Homem através das suas fraquezas”, sendo importante ler a presença de Deus na história através dos tempos”.

O grupo espanhol abordou o acolhimento da mensagem para a salvação da humanidade e a respetiva necessidade de misericórdia de Deus: «Nossa Senhora é muitas vezes resposta aos problemas sociais».

O grupo francês e africano, que apresentaram as conclusões em conjunto, reiteraram a importância da mensagem de Fátima na ajuda a purificar a devoção à oração do rosário.

“É evidente que a história de Fátima continua a atrair os mass-media, realizadores de documentários e filmes, e estudos”, apontou a responsável Brigitte Waché.

Nos Estados Unidos as “as várias igrejas de Nossa Senhora, muitas vezes dinamizadas por leigos, ajudaram a promover a mensagem de Fátima sobretudo no tempo da guerra fria”, apontou o grupo inglês.

O grupo italiano apresentou Maria como figura ideal para o povo: “as três partes do segredo acabam sempre com uma perspetiva de esperança e futuro e não de medo”.

Para o grupo polaco Fátima “é um sinal da providência divina que quer levar o Homem à paz total” e a sua mensagem “põe em evidência o carácter transcendente da pessoa humana”.

O grupo de associações manifestou a oportunidade para “incentivar os jovens à solidariedade através do rosto materno de Maria”.

Foi ainda apontada a visita da imagem peregrina como um “forte momento de evangelização”.

O 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional terminou proporcionando visitas guiadas nas várias línguas aos vários espaços do Santuário de Fátima e lugares das aparições.

G.I./Ecclesia:LS

CategoryFátima, Igreja